SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA “NOVEMBRO AZUL” NA CMM

Na manhã de hoje (6), no auditório da Câmara Municipal de Marabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez abertura oficial do projeto “Novembro Azul”, que tem como objetivo convidar e incentivar a população masculina para conhece mais sobre o câncer de próstata e as formas de prevenção da doença.

De acordo com Kelly Cortez, coordenadora da Saúde do Homem e da Pessoa Idosa na SMS, de cada 10 homens que descobrem precocemente esse tumor maligno, nove conseguem a cura. Por isso, é necessário que se conscientizem a procurar recurso antes que seja tarde. Por sua vez, Camila Lopes, coordenadora da Atenção Básica, destacou a importância do incentivo da família para levar os homens a fazer os exames de próstata. “É importante porque ainda há muito preconceito quando se trata do exame de toque”, frisou. Marcone Leite, secretário de Saúde, agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores e lembrou que as mulheres costumam se preocupar mais com a saúde. No entanto, comparando a presença maciça delas no “Outubro Rosa”, chegar à maior quantidade possível de homens examinados este mês é o objetivo da SMS.

Depois dos discursos de praxe, seguiu-se a palestra do enfermeiro Welton Aguiar acerca do “Alerta para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata”, destacando: o que é a próstata; o que é o câncer de próstata; possíveis causas; sintomas e o que fazer quando há suspeita da doença. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens a partir dos 50 anos. Por isso, é necessário o acompanhamento da próstata, dependendo do histórico familiar (fator genético), a partir dos 45 anos de idade. “Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. E, quando surge, assemelha-se aos do crescimento benigno da próstata, com dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite”, explicou o enfermeiro.

A programação do Novembro Azul segue amanhã, no Corujão da Saúde da Unidade Básica Pedro Cavalcante, a partir das 17 horas; e no Posto da Vila Espírito Santo, no decorrer do dia. No período de 09 a 18 de novembro, acontece no Shopping Pátio Marabá, das 10h às 20 horas. E ainda no dia 9, na Secretaria de Obras. A programação se estenderá ao dia 30 deste mês, dentro da estrutura do projeto “Corujão da Saúde” e em diversas empresas de Marabá.

Também prestigiaram a abertura do Novembro Azul os vereadores Pedro Correa, Priscila Veloso, Gilson Dias, Cristina Mutran e Alex Stringari.

ACESSIBILIDADE
X