SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DO SUL E SUDESTE DEBATEM SOLUÇÕES PARA A SAÚDE DA REGIÃO
Ontem, 1º de agosto, na Faculdade Metropolitana de Marabá, iniciou o I Encontro de Secretários de Saúde do Sul e Sudeste Paraense, visando a discussão do tema “Gestão em Saúde: administração eficiente de recursos públicos”. A palestra acerca da “Judicialização da Saúde”, proferida por Rodrigo Schoeller de Moraes, promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, chamou a atenção dos representantes de municípios regionais e até de Altamira, no sudoeste paraense.
Segundo Lívia Maria Ribeiro, assessora jurídica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Marabá, mais de 80 pessoas prestigiaram o primeiro dia do evento, considerando que a temática do dia é uma constante na saúde pública, por isso reuniu até alguns prefeitos além de secretários de Saúde e assessores jurídicos.
O evento prossegue hoje e amanhã, mas como se trata de assunto pertinente à Contabilidade, Sistema de Informações sobre Orçamento em Saúde, não há necessidade da presença dos secretários.
Marcone Leite, titular da SMS, disse que o principal mote da palestra é evitar que as demandas da saúde pública cheguem ao judiciário. Por isso, o consenso é organizar grupos de trabalho para criar ações no sentido resolver as questões antes que usuários do SUS e prestadores de serviços recorram à Justiça.
Ainda de acordo com Marcone, outra situação lembrada pelo promotor de Justiça, que pode reduzir a Judicialização de saúde, é definir estratégias para a redução dos custos da saúde pública.