Secult: Abertas inscrições de quatro editais para prêmios da Lei Aldir Blanc em Marabá

(25 de novembro de 2020)

Os interessados devem realizam as inscrições de 25 de novembro à 9 de dezembro, por meio do site enviando seus projetos.

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), abre inscrições de quatro editais dos prêmios Eduardo de Castro de Literatura Marabaense, cultura popular, cultura em movimento e ainda mestras e mestres de cultura em Marabá, respaldados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Os interessados devem realizam as inscrições de 25 de novembro à 9 de dezembro, por meio do site https://leialdirblanc.pa.gov.br/, enviando seus respectivos projetos.

Os editais somam cerca de R$ 1.830,000 que serão distribuídos em 175 prêmios à cada classe contida nos editais. Além do site, os editais estão disponíveis no Diário Oficial dos Municípios desta quarta-feira, dia 25.

O prêmio de Literatura Eduardo de Castro é específico para editoração de livros, o de cultura popular irá premiar as quadrilhas juninas da cidade incluindo as mirins e grupos de bois bumbás, o edital de cultura e movimento irá contemplar vários segmentos de cultura, como a música, expressão popular e periférica, artes visuais, audiovisuais, teatro, circo, dança, cultura alimentar, moda, designer e artes literárias, e ainda mestras e mestres de cultura da cidade.

“Todos os segmentos de grupos artísticos estão contemplados nos editais. Os agentes terão 15 dias para se cadastrar e a ideia é que até o final do ano todos os pagamentos sejam efetuados”, explicou Genival Crescêncio, coordenador de Cultura da Secult, acrescentando que a definição do projeto fica por conta do inscrito. Para Genival Crescêncio o isolamento provocado pelo novo coronavírus impactou sobremaneira a economia, refletindo em profissionais que vivem do trabalho artístico. “Esse recurso veio para tirar esses artistas do sufoco. Trata-se de uma forma de reconhecimento dos artistas, por tudo que eles fizeram e ainda uma forma de fomentar a cultura no município”, destaca o coordenador de cultura.

O secretário municipal de Cultura, José Scherer afirma que a Secult está contemplando as pessoas que fazem a cultura do município e tem um prazo a cumprir, a fim de realizar o cadastramento na plataforma do governo Mais Brasil, onde tudo será pago através de transferência da conta da Prefeitura para o beneficiário. “Serão contempladas cerca de 2 mil pessoas nestes editais. Basta estar dentro da regra e se habilitar. A secretaria dará apoio logístico e toda orientação necessária para aqueles que vivem de fato da cultura. Agora serão beneficiados”.

Genival Crescêncio e José Scherer

Veja os editais abaixo e fique atento a todas as regras disponibilizadas em cada categoria:

Prêmio Mestras e Mestres da Cultura:

Edital nº 001_2020 – PREMIO MESTRAS e MESTRES_Lei_Aldir_Blanc_Maraba_Plataforma

Anexo I_Ficha de Inscriçao – PRMIO MESTRAS e MESTRES

Anexo II_Memorial do Cadidato – PREMIO MESTRAS e MESTRES

Anexo III_Carta de Anuência da Comunidade – PREMIO MESTRAS e MESTRES

Anexo IV_Formulário de Recursos – PREMIO MESTRAS e MESTRES

Anexo V_Declaração de Conhecimento das Normas do Edital – PREMIO MESTRAS e MESTRES

Anexo VI_Termo de Autorização de Uso de Imagem – PREMIO MESTRAS e MESTRES

Anexo VII_Recibo de Pagamento do Prêmio – PREMIO MESTRAS e MESTRES

Prêmio Cultura em movimento: