Secult: Arrastão leva 21 blocos carnavalescos para Orla nos dias 22 e 23

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Licam (Liga Carnavalesca de Marabá), realiza nos dias 22 e 23, sábado e domingo, arrastão na Orla Sebastião Miranda. No total, 21 blocos vão cair na folia de momo na cidade. A concentração do arrastão acontece em frente à Casa Bandeira, na Avenida Marechal Deodoro, a partir das 20 horas.

Segundo o presidente da Licam, Thiago Barros, os trios elétricos saem com os blocos a partir das 21 horas do ponto de concentração. “No sábado e domingo, os blocos carnavalescos farão a festa com vários trios elétricos, músicas eletrônicas, swingueira e outros ritmos. Essa é a expectativa da Liga Carnavalesca”, detalha o presidente da Licam.

Na semana passada aconteceu reunião com todos os órgãos de segurança, a fim de garantir um carnaval seguro em todos os núcleos. “Todos os órgãos de segurança trabalham de forma integrada para fazer um dos melhores carnavais com muita segurança”, explica ele.

Blocos

A concentração do Bloco Fogo no Rabo será em horário diferenciado no sábado (22), na Colônia Z-30, a partir das 17h, com saída às 18h até a Casa Bandeira. O coordenador do bloco Fogo no Rabo, Ademar Gomes Dias, conhecido como Ademar do Santa Rosa, explicou que o Fogo no Rabo se junta com o Bloco Carro de Mão, Brilho da Noite, Arrastão do Amor, Águia de Fogo, Flor do Campo e Rei do Campo.

“Esses blocos vão se concentrar na Colônia Z-30. O nosso objetivo é concentrar o máximo de pessoas dos bairros Liberdade, Nova Marabá e Santa Rosa. Ao chegar na Casa Bandeira iremos nos juntar com os demais blocos que estarão fazendo essa grande abertura do carnaval de Marabá”, explica ele.

Ademar da Santa Rosa afirma que o público esperado é de aproximadamente 5 mil pessoas. Na ocasião, haverá um trio elétrico com animação da Banda Luizinho Swing e Dj Nilson. “Lembrando que os blocos que vão participar são blocos de família com crianças, adolescentes, jovens, idosos e ainda pessoas com deficiência. O nosso bloco que já é uma tradição”, lembrou ele.

A tradicional caipirinha será distribuída para todos os blocos que estão na concentração. “O nosso apelo é para que as pessoas que estão bebendo [bebida alcóolica] não dirijam, porque a fiscalização estará presente e uma das nossas prioridades é a preservação da vida”, solicita Ademar.

Além dos blocos citados, no sábado (22) é dia também de Xodó da Mama Vó, Renegados, Copo Furado, Galo Marabaense, Vai como Pode, Vai Quem Quer, Doce da Madrugada, Atléticas e Cachaça & Cia. No domingo (23), se apresentam os blocos Mamãe eu quero, Jegue Elétrico, Levada Louca, Tradição do Maneco, Um dia de princesa, Unidos da Independência, Doce Madrugada e Cachaça e Cia (voltam a se apresentar).

Concurso

Para quem quiser pular o carnaval em Marabá, ainda há abadá disponível para todos os blocos que irão cair na folia. Na ocasião haverá também premiação para a melhor fantasia dos Blocos Carnavalescos, cada coordenador vai escolher a melhor fantasia. “Cada bloco será premiado com sua melhor fantasia, para motivar e resgatar um pouco da fantasia e não apenas do abadá”, encerra Ademar.

Coordenadores dos blocos

Texto: Emily Coelho
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade