Secult: Biblioteca Municipal encerra programação de janeiro com live do Clube do Livro ‘Conversa de Botões’
Você pode acompanhar a live através da página da Secretaria de Cultura, no Facebook, neste sábado (29), às 17h.
Encerrando a programação do mês de janeiro, neste sábado (29), às 17h, a Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo dá prosseguimento ao seu Clube do Livro. O encerramento será realizado com a live do Conversa de Botões, que abordará o livro do “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus.
Você pode acompanhar a live através do Facebook da Secretaria de Cultura de Marabá (Secult)
A conversa será com o leitor e professor mestre em Letras, Uebert Aurélio, 36 anos, e mediação de Aline Pinheiro. “Participo no momento de três clubes do livro. O Clube do Livro da Biblioteca é importante para ajudar os leitores a conhecerem melhor as histórias e os livros. Tudo isso feito através do compartilhamento de informações e conhecimento”, conta Uebert.
O livro “Quarto do Despejo” foi publicado em agosto dee 1960, a obra éuma reunião de cerca de 20 diários escritos pela mulher negra, mãe de três filhos, solteira, pouco instruída e moradora da favela do Canindé, Carolina Maria de Jesus. No brasil foram mais de 100 mil edições vendidas em um ano.
No texto vemos como a autora procura sobreviver como catadora de lixo na metrópole de São Paulo, buscando no lixo que mantenha a vida dela e dos filhos. Muitas passagens sublinham a dificuldade de ser mãe solteira nesse contexto de extrema pobreza. Os relatos foram escritos entre 15 de julho de 1955 e 1 de janeiro de 1960. As entradas no diário são marcadas com dia, mês e ano e narram aspectos da rotina de Carolina.
“O livro de Carolina é um livro muito atual, pois temas como fome, miséria, descaso público, abandono social, entre outros, faz-se presente atualmente. O que ela relata ainda verifica-se em qualquer sociedade, porque são problemas “insolúveis” que por muito tempo perpetuam-se e permanecem sem solução”, comenta Uebert Aurélio.
Outras programações
Antes, nesta sexta-feira (28) será a vez de receber o convidado Alfredo Guimarães Garcia, o escritor já publicou mais de 30 livros e vem construindo sua história na literatura brasileiro com livros de contos, poesias, crônicas e literatura infanto-juvenil. A mediação será feita pelo também escritor Girotto Brito.
No dia 25 foi realizada a “Live que Conecta Livros e Leitores”, com a leitora Ester de Sousa Lima e mediação da coordenadora da Biblioteca Municipal Evilangela Lima. Você pode assisti-la clicando aqui.
Antes no dia 20 de janeiro, foi realizada a live denominada “Quadrinho Periférico” com o quadrinista, artista visual, ilustrador e pesquisador paraense Elton Galdino, com mediação do pesquisador e artista visual Gil Vieira.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação