Secult: Biblioteca Municipal leva música, descontração e emoção para os idosos

0

O Centro Integrado da Pessoa Idosa recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita de funcionários da Biblioteca Municipal Orlando Lobo e dos artistas Mestre Zequinha, Dona Ezita e Ronaldo Bolivar. A programação faz parte do programa Escuta Carinhosa – Um Convite à Memória, que busca levar música, história e brincadeiras para alegrar os idosos.

Foram tocadas as músicas escolhidas pelos idosos, sobretudo marchinhas de carnaval e MPB. Durante a visita um momento marcou os presentes, o idoso João Alves, 62 anos, perdeu a fala ao cantar uma música. A responsável pela Biblioteca Pública, Evilângela Lima, conta que “foi um momento marcante, eles se empolgaram muito com a parte musical. Tocou todos nós, acabamos nem realizando todos os atos previstos”, relembra.

Além dos representantes da biblioteca, participaram da visita a professora de linguística, Eliane Soares, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e a contadora de histórias, Cinthia Rabelo. A “Escuta Carinhosa” é realizada pela Biblioteca Municipal a cada dois meses.  “Costumamos lembrar da época deles. Recordar, ler livros. Isso traz uma autoestima grande para o idoso. É um momento gratificante porque a música faz muito bem, principalmente quando se tem uma história mais triste”, frisa a Coordenadora do Centro Integrado da Pessoa Idosa Onete Feliz.

A programação conta com sorteios de brindes aos idosos. É um momento de grande descontração conforme conclui Evilângela Lima. “As pessoas se sentem à vontade, é bem legal, fazemos leituras, contamos historias, é um ato bem interessante. Não há idades para sonhar”, pontua.

Texto: Osvaldo Henriques

Nenhum Comentário