Secult: Biblioteca Municipal Orlando Lobo apresenta programação on-line com escritores paraenses

Neste mês de julho, a Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo continua com sua programação on-line, que pode ser acompanhada na Página da Secretaria de Cultura (Secult) no Facebook. A biblioteca permanece com as portas fechadas devido às medidas de isolamento social, adotadas no combate a Covid-19. Neste mês, o foco será autores paraenses, com destaque para o poeta e artista visual Marcílio Costa. A última semana do mês será dedicada à culinária.

Do dia 13 ao dia 18 será a Semana do Escritor Paraense e abordará temas como: As Editoras Paraenses e um panorama do mercado (13), com Douglas Oliveira, da Editora Folheando; clássicos paraenses (14), com a Professora da Unama, Elaine Oliveira; casais de escritores e como funciona a escrita a quatro mãos (17) e a trajetória literária de Marabá (18), com o escritor e jornalista, Ulisses Pompeu. Os vídeos são postados sempre às 17 horas.

Na quarta-feira (15), às 20h, você pode acompanhar a live “Do Fruto da Terra”, com escritores de diversas localidades do Pará, como Adão Almeida, Franciorlyz Vianna e Eliane Soares, contando sobre suas vivências. Na quinta-feira (16), a Live, também às 20h, será sobre as mulheres paraenses que se dedicam à escrita poética, elas compartilharão seus relatos e experiências.

escritor Franciorlyz Vianna

A semana seguinte, do dia 20 ao dia 25, será dedicada ao poeta e artista visual Marcílio Costa, através do Projeto de Extensão: Poesia em Todos os Sentidos, coordenado pelo professor Clei Sousa, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Será exibido o curta-metragem de animação Muragens (20), os videopoemas “A maioridade da Memória” e “Crescemos” (22) e uma vídeo reportagem sobre a trajetória do autor (24).

poeta e artista visual Marcílio Costa

No encerramento da semana, dia 25, o autor Marcilio Costa e o professor Clei Sousa farão uma live para debater sobre poesia e a linguagem utilizada pelo autor. Toda a programação da semana correrá às 17h.

A última semana abordará um Caderno de Receitas. E terá receitas veganas, com Layla Sampaio (27), recetias regionais com o Chef Guilherme Moreira (29), produção de doce com a Claudia Borges (30) e gastronomia e técnicas para cozinha em geral com a Chef Juceane Chaves.

Chef Juceane Chaves

Além da programação temática semanal, todas as sextas-feiras serão postados vídeos ensinando a arte do origami, com o brinquedista Kaio Coelho. Aos domingos serão postadas contações de histórias. Na terça-feira (21) será postado um vídeo do professor Orlando Moraes, sobre a criação e manutenção de uma biblioteca na Zona Rural de Marabá.

Para ter acesso a programação completa clique aqui Programação Julho 2020

Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Arquivo 

Acessibilidade