Secult: Biblioteca Municipal “Orlando Lobo” participa de encontro promovido por Ong da Microsoft
Nos dias 24 e 25 deste mês, a Biblioteca Municipal “Orlando Lobo” esteve representada no Encontro Movimento Recode, promovido pela Ong Recode do Rio de Janeiro. Foram palestras e reuniões realizados em parceria com a Fundação Cultural de Belém, no Centur, na capital paraense, e reuniu 64 pessoas de bibliotecas de todo o Estado. A Recode é uma empresa chancelada pela Microsoft, transnacional americana com sede em Washington, que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais.
A programação do evento iniciou com relatos de experiências da biblioteca, troca de saberes e práticas, acompanhamento e orientação sobre o programa Recode Bibliotecas, além de palestras na área de transformação tecnológica para jovens e empoderamento digital.
De acordo com Michele Silva, pertencente a Recode, a Ong de empoderamento digital atende 200 bibliotecas públicas no Brasil, a partir de um programa de acompanhamento das bibliotecas públicas e das atividades que elas podem desenvolver para transformar socialmente as comunidades. “A Biblioteca de Marabá foi contemplada no ano de 2018, essa é a segunda convocatória e é uma biblioteca que está com a gente no programa”, destacou Michele Silva.
A plataforma Ricode oferece para todo Brasil, cursos tecnológicos gratuitos à distância para jovens de 14 a 29 anos, podendo abrir alguns temas para outra faixa etária a fim do empoderamento digital de outros conteúdos. O endereço é https://recode.org.br/.
Os cursos oferecidos pela Recode são chancelados pela Microsoft, do executivo Bill Gates, co-fundador e antigo executivo chefe na Microsoft. A coordenadora da Biblioteca “Orlando Lobo” Evilângela Lima explica que a Ong tem proposta voltada para a juventude, com cursos técnicos online, propondo a adesão das bibliotecas ao programa. “Por propor agregar jovens, eu considero uma oportunidade que a Biblioteca Orlando Lima Lobo não poderá deixar de aderir. Inclusive o prefeito Tião Miranda, sabendo da proposta, está apoiando a adesão. Está sendo extremamente proveitosa essa oportunidade”, expressou Evilângela Lima.
Além de Michele Silva, o evento contou com os palestrantes Guilherme Relvas e Marinilde Barbosa, da Fundação Cultural do Pará.
Fotos: Divulgação Secult