Secult: Biblioteca Municipal Orlando Lobo premia vencedores do Desafio Literário

O “Desafio Literário” lançado no início de 2019 pela Biblioteca Municipal de Marabá “Orlando Lobo Lima” teve a edição encerrada nesta quarta-feira (18), durante o último “Banzeiro” do ano, evento realizado mensalmente pela Biblioteca. Das 60 pessoas inscritas, duas pessoas conseguiram chegar à final.

Evilângela Lima, coordenadora da Biblioteca, lembra que o desafio consistia na leitura de dez livros, obedecendo as propostas estabelecidas pela Biblioteca. Os vencedores do desafio são leitores de perfis diferentes, mostrando que para a leitura não há distinção de gênero, raça, idade e/ou classe social.

A jovem Clara Maria Vitória Araújo, 17 anos, foi uma das finalistas. A estudante é frequentadora assídua da biblioteca e disse que ler os dez livros foi tarefa fácil, mas teve de conciliar a leitura dos livros com os estudos para o Enem. “Perto do desafio eu postei a resenha dos livros que tinha lido. Foi uma experiência maravilhosa, agradeço muito por ter tido contato com escritores marabaenses, paraenses, foi muito bom.  Eu gosto da atmosfera daqui, do que a prefeitura proporciona, os livros à disposição, esse espaço que é de grande acolhimento”, comentou.

O outro finalista do desafio foi o comerciário Antônio Adonel, morador do Núcleo São Félix, que fazia as leituras dentro do ônibus coletivo, no trajeto de casa para o trabalho ou vice-versa. Ele foi o primeiro a terminar o desafio. Na premiação, a esposa e a filha receberam a premiação, já que Antônio está trabalhando fora do município. “Agradecemos aos finalistas e esperamos que em 2020 mais pessoas vençam o desafio”, enfatizou a Evilângela.

A premiação encerrou também os encontros mensais que aconteceram com contadores de histórias, escritores, jornalistas e estudantes em 2019. No Banzeiro de Natal, houve ainda certificação de agradecimento aos colaboradores e apoiadores da Biblioteca, como o vereador Pedro Corrêa, presidente da Câmara de Vereadores. “Quero parabenizar a prefeitura, que através da Biblioteca Orlando Lobo durante 2019 realizou grandes atividades para a cidade de Marabá, fomentando não só a cultura, mas também a arte. Eu faço questão de acompanhar”, ressaltou Pedro Corrêa.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

Acessibilidade