Secult: Biblioteca Municipal Orlando Lobo promove “I Cupim Literário” em Marabá
Cerca de 30 alunos do 5º ano, da Escola Municipal José Mendonça Vergolino, foram os primeiros a participar da 1ª edição do Cupim Literário”, promovido pela Biblioteca Municipal Orlando Lobo, na terça-feira (21). O evento, que teve a presença do escritor André Vianello, tem por objetivo o incentivo à leitura e à formação de leitores.
De acordo com Evilângela Lima, coordenadora da Biblioteca, o nome do encontro é uma analogia. A intenção é que o contato com o escritor incentive os estudantes a “devorar” os livros. “Uma das formas de incentivar à leitura, é fazer com que eles tenham contato com escritores, o cupim literário tem essa linha de pegar a criançada e fazer com que eles gostem da leitura, aproximando os três: livro, autor [escritor] e leitor ”, afirma a coordenadora.
André Vianello, é escritor e professor formador há mais de 20 anos, autor do livro “O Mistério da Arte”, que foi apresentado aos estudantes em primeira mão. A previsão do lançamento é final do mês de junho. Segundo Vianello, o livro é um romance que nasceu como conto a partir de uma narrativa popular, que o autor ouviu na própria Biblioteca Municipal, há 3 anos. A história promete mexer com o imaginário do leitor, já que trabalha lendas, não de forma clássica, mas no contexto dos fatos cotidianos contados por três crianças da década de 1960. Além disso, para atrair o leitor, o autor se utiliza de recursos do cinema americano e francês.
O escritor diz ter gostado da experiência de participar do “Cupim Literário”. Para ele foi interessante perceber a reação do público ao se deparar com um escritor jovem, e não um velhinho como imagina a maioria. “Isso está presente no nosso imaginário. Essa coisa do impacto quando o leitor sente ao se encontrar com alguém que escreveu um livro, que deixou uma história. Acho que tem algo transcendental na escrita. Quando a gente planta uma árvore ou escreve um livro, acho que a gente vive pra sempre”, concluiu.
O “Cupim literário” faz parte da programação do mês de maio. No dia 29, às 9 horas, acontece a “Oficina de apreciação, leitura e releitura estética e artística de imagem para a educação básica”. Esse evento tem parceria da Universidade do Sul e Sudeste do Pará, tendo como público alvo professores de Artes do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: (94) 99298-0900.
O encerramento será, em 1º de junho, às 18h30, com o lançamento do livro “Samba, caneta e pandeiro” da escritora Karla Leandro Rascke, com participação especial do Mestre Zequinha.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos