Secult: Biblioteca Orlando Lobo reúne crianças na praça para leitura e apresentações de histórias
O Projeto “Manhã na Praça, Lendo, Relendo, Vivendo“, desenvolvido pela Biblioteca Orlando Lobo e Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou nesta terça-feira, 20, mais um momento para apresentar o livro e o gosto pela leitura para crianças de 4 a 6 anos. Além das histórias clássicas lidas aos estudantes, os professores também fizeram apresentação de bonecos que lembram as lendas da região.
As 20 crianças são estudantes do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Marilene Cirqueira Rodrigues, localizado no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante toda a manhã, as crianças puderam ouvir histórias, músicas infantis, fazer desenhos e interagir com as brincadeiras da professora Elisângela da Silva Lima, Coordenadora da Biblioteca Municipal Orlando Lobo.
“É um projeto em que abrimos espaço para escolas e outras entidades virem nos visitar, para terem contato com o livro e com a leitura e que apreciem esse momento. Nossa ideia é tornar esse momento agradável e não apenas ter a obrigação de ler, os livros ficam bastante acessíveis para ler e folhear. Temos que aproximar as crianças da leitura e deixamos também a criatividade de cada um fluir”, disse Evilângela Lima, Coordenadora da Biblioteca Orlando Lobo.
Apesar da Biblioteca estar passando por reforma em sua estrutura física e fechada ao público, o projeto Manhã na Praça continua com o atendimento ao público em geral, pois, de acordo com a Coordenadora as ações são realizadas fora das dependências da estrutura.
“Estamos de portas abertas e o Projeto atende alunos de todas as faixas etárias e também outras instituições. Sempre acontece aqui na Praça São Félix de Valois, são experiências com livros, leituras e artes. Quem tiver interesse é só fazer o agendamento na Secretaria de Cultura”, informa Evilângela Lima.
Na manhã de hoje, foi a vez dos alunos do NEI Marilene Cerqueira Rodrigues. A professora Simone Rocha, gestora do NEI, procurou a Coordenação da Biblioteca para proporcionar esse momento aos seus alunos. Para ela é sempre necessário fazer atividades ao ar livre com as crianças.
“Esse momento é importante, pois tiramos as crianças da sala de aula e trazemos para a praça para sentirem esse outro ambiente de leitura. Essas crianças foram os destaques de projetos que ocorreram dentro de nossa escola e é bom trazê-los para esse ensinamento”, disse a educadora.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom