Secult: Biblioteca Orlando Lobo terá “Hora do Conto Virtual” com alunos da rede municipal
“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar no mundo”. A frase é atribuída ao escritor português José Saramago, que venceu o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, e se encaixa no momento atual de pandemia, em que muitos hábitos precisam ser ressignificados, incluindo a leitura. Diante disso, desde o ano passado, a Biblioteca Pública Municipal Orlando Lima Lobo tem realizado programações virtuais por meio de lives nas redes sociais e plataformas de reunião online como Zoom e Google Meet.
Para maio de 2021, a biblioteca preparou uma programação especial. Os alunos da rede municipal terão um momento especial às sextas-feiras com a Hora do Conto Virtual. A iniciativa visa incentivar a leitura por meio de rodas virtuais. Escolas e professores interessados podem agendar pelo Whatsapp da biblioteca. A programação será sempre às 10 horas da manhã por meio de plataformas online de reunião.
Domingo também é dia de história. Nesse dia da semana, sempre às 17 horas, é o momento das contadoras de histórias. A primeira live será no dia 16 com a coordenadora da biblioteca, Evilangela Lima. Esses momentos serão sempre transmitidos pela página de facebook da Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (SECULT).
Como maio é o mês das mães, também haverá programação especial para elas. Quem quiser homenagear a sua mão pode enviar um vídeo com duração de um minuto que será postado na página do facebook da SECULT, no domingo, 9 de maio. Ainda no domingo, Andrezito Cozzi, um contador de histórias de apenas 11 anos, narrou a história “Se as coisas fossem mães” da escritora e dramaturga carioca Sylvia Orthof. O vídeo estará disponível na página do facebook da Secult, às 10 horas.
Alinhada ao conceito de Biblioteca Viva e adaptada ao contexto das linguagens digitais, conforme indica a Fundação Cultural do Pará, a Biblioteca Municipal também promoverá uma live com Joane Coelho sobre influencers e a criação de conteúdos digitais e o universo em torno da temática. A live vai ser na terça-feira, 11, às 20 horas.
A biblioteca, além disso, terá um workshop sobre “Identidade Visual para Redes Sociais” voltado para microempreendedores individuais. As inscrições começam hoje, 7, e vão até o dia 13. Ao todo, são 15 vagas e a idade mínima para participar é 18 anos. O workshop começa no dia 19 de maio via Google Meet.
Na programação também tem espaço para os leitores compartilharem suas experiências. No “Como me tornei leitor”, escritores e leitores falam sobre suas vivências. A live vai ser no dia 26, quarta-feira, às 20 horas, pelo facebook, com os escritores marabaense Eliane Soares e Abílio Pacheco.
Para finalizar, no dia 29 de maio às 17 horas, acontece o “Clube do Livro: Conversa de Botões”. O conto analisado será “O ovo e a galinha” de Clarice Lispector. A mediação será da professora Aline Pinheiro e a leitora convidada a professora Shirley Magalhães.
A coordenadora Evilangela Lima analisa positivamente a importância e repercussão das ações da biblioteca pelas plataformas digitais.
“Nós percebemos que a questão da leitura, do incentivo, se adapta em a esse universo virtual e as pessoas continuam tendo interesse. Acredito que por causa da própria pandemia, percebemos o aumento da procura e venda de livros”, pontua.
A Biblioteca Municipal Orlando Lobo foi inaugurada há 12 anos e recebeu o nome de um notório morador da cidade, que faleceu no ano da inauguração. O prédio foi um dos primeiros a ser construído na cidade e era um mercado onde a população ribeirinha vendia suas mercadorias. Com o crescimento da cidade, o prédio ficou abandonado, sendo restaurado depois de muitos anos para abrigar a biblioteca.
No lugar que há muitos anos se vendiam mercadorias, hoje são compartilhadas histórias com portas abertas para diversas realidades. O espaço recebe doações de livros de qualquer natureza, exceto livros didáticos e de teor jurídico.
Para mais informações sobre a programação de maio da Biblioteca Orlando Lobo e para a doação de livros, o whatsapp é (94) 91717690.
Serviço
A biblioteca fica localizada na Praça São Félix de Valois, no Núcleo Marabá Pioneira. Atualmente, funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h para estudo e empréstimo de livros.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo