Secult: Biblioteca se moderniza e busca novos públicos na era digital
Dia 07 de janeiro é comemorado o dia do leitor e para estes apaixonados pela leitura, a Biblioteca Municipal Orlando Lobo têm se reinventado para tornar o livro acessível a todos, principalmente na era digital. Durante a pandemia da Covid-19 a Biblioteca de Marabá manteve uma programação virtual com vídeos e lives através da página do facebook.
A evolução da tecnologia trouxe impactos significativos na vida dos leitores e consequentemente para as bibliotecas ao redor do mundo, além de terem influenciado nas novas formas de sociabilidade entre os bibliotecários e os seus leitores.
Anteriormente à era digital, as atividades dos bibliotecários estavam direcionadas principalmente em manter o acervo da biblioteca que era a única fonte de consulta. Com o advento do google e dos smartphones a Biblioteca se transformou. Segundo Evilângela Lima, coordenadora da Biblioteca Municipal de Marabá, a procura pelo acervo das bibliotecas perdeu um pouco seu caráter de busca por uma informação específica e tem hoje o papel de incentivar a leitura de textos literários e não apenas para pesquisa e leitura, mas para a formação de leitores com senso crítico e capacidade de interpretação.
“Então o encantamento do livro permanece independente de livros e plataformas digitais. O livro físico ainda encanta e produz uma sensação boa. É uma experiência totalmente diferente de você estar diante de uma tela ou computador e desenvolve capacidades diferentes. Quem entende e gosta disso não abre mão”, comentou.
Ela também reforça que hoje em dia é papel das bibliotecas disponibilizarem as plataformas digitais, para que essa busca pelo conhecimento específico esteja acessível. Em Marabá, a Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo disponibiliza computadores com internet via wi-fi para seus visitantes.
“Damos essas condições para que o usuário possa acessar a internet, por que também é uma forma de que as pessoas acessem e busquem o que está acontecendo no mundo. Então a biblioteca tem se adequado nesse sentido, dando condições para que o usuário tenha esse acesso e até auxiliando quem vem aqui nessas pesquisas virtuais caso necessitem”, conta.
Durante a pandemia da Covid-19 a Biblioteca de Marabá manteve uma programação virtual com vídeos e lives através do Facebook da Secretaria de Cultura de Marabá (Secult). Segundo Evilangela a ideia será mantida mesmo após a reabertura da biblioteca, como uma das formas de modernizar a instituição e buscar novos públicos. “Vamos continuar com a programação virtual porque descobrimos que podemos acessar um público que não iria para biblioteca. Então decidimos continuar, sobretudo com as lives”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento e Paulo Sérgio