Secult: Blocos arrastam milhares de foliões na abertura do Carnaval 2020

11 blocos passaram pela Orla de Marabá na primeira noite do carnaval. Milhares de foliões puderam exibir fantasias e alegria nesta que é a festa mais democrática do país. O Bloco Xodó da Mama Vó foi o responsável por puxar os demais e teve até carro alegórico com bruxas e um caldeirão.

Tania Azevedo conta que ficou muito feliz coma festa. “Sempre participo pelo Xodó da Mama Vó, uma festa bonita e que agora está cada vez melhor”, disse a estudante, que trouxe o filho Luís Henrique, 1 ano e 4 meses, para conhecer o carnaval de Marabá.  “É o primeiro ano dele e está sendo incrível. Tudo seguro e na paz”, assegurou.

Outro bloco que chamou a atenção foi o Fogo no Rabo, que desfilou junto com o chamado “bloco junino”, que uniu participantes das juninas e boi-bumbas da cidade. “Foi um projeto gigantesco para esse ano, dentro das expectativas positivas. Muitos brincantes, o bloco fluiu com os grupos juninos e quadrilhas que vieram com a gente. Teve caipirinha, diversão, sem briga, sem constrangimento”, destaca Saimon Kluck, coordenador da Fogo no Rabo.

José Rodrigues, coordenador do Bloco do Boi Bumbá Flor do Campo, também elogiou a festa. “Montamos nosso bloco buscando preservar o carnaval de Marabá e brincar com alegria, sou filho de marabá e nós esforçamos com os recursos que temos para brilhar na avenida e mostrar como se faz um carnaval”, ressalta.

Na avaliação do presidente da Liga Carnavalesca de Marabá (Licam), Thiago Barros, esse foi o melhor desfile dos últimos 10 anos que ocorreu na cidade. “A Liga Carnavalesca fechou a parceria com Prefeitura para fomentar o carnaval, colocando um mar de gente na orla. Muita paz, alegria, diversão e nenhuma confusão, só diversão e respeito”, completa.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio

Veja as fotos

 

Acessibilidade