Secult: Marabá discutirá políticas públicas para o setor artístico e cultural na 3ª Conferência Municipal de Cultura
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Marabá, que será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, nos dias 15 e 16 de setembro. O evento tem como objetivo principal promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O secretário de Cultura, Genival Crescêncio, explica como será a conferência. “Conforme a orientação do Ministério da Cultura (Minc), nós trabalharemos os seis eixos temáticos, onde a comunidade levantará as pautas para serem trabalhadas a níveis municipal, estadual e federal. Dessa conferência municipal, nós também iremos eleger os delegados para a conferência estadual de cultura”, elucida.
O evento será aberto a todos os produtores e agentes culturais e comunidade em geral. As inscrições irão acontecer de forma presencial, no Cine Marrocos e na nova sede da Secretaria de Cultura, na rua Carlos Leitão, ou de forma on-line, pelo link na Bio do Instagram da Secult e site da prefeitura.
No primeiro dia, haverá o credenciamento, a partir das 16h, a abertura oficial será às 19h e contará palestra com Zhumar de Nazaré. No segundo dia, no período da manhã, acontecerão as discussões e debates dos eixos temáticos que são: Eixo I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo II – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo III – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo IV – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo V – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo VI – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
“Quem estiver participando da conferência vai participar desses eixos e vão elencar algumas ações que serão desenvolvidas a nível de município, de estado e da União. Essas pessoas estarão lá, irão propor dentro de cada eixo propostas que deverão ser executadas pelos governos municipal, estadual e federal”, distingue Genival.
No período da tarde, haverá a plenária final e eleição dos delegados. Segundo o secretário, são esperadas em torno de 200 pessoas. “Tem uma questão de proporcionalidade para a conferência estadual. O número de delegados é 5% dos participantes da conferência municipal. Então a gente estima que teremos de 7 a 10 delegados que provavelmente estarão em Belém, na conferência estadual, que está prevista para dezembro”, completa.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio