Secult: Marabá será representada na Conferência Nacional de Cultura, em Brasília
A Conferência Nacional está prevista para acontecer em Março de 2024 e contará com delegada de Marabá, a ativista cultural Lara Borges
Eleitos na 3ª Conferência Municipal de Cultura de Marabá, Genival Crescencio, Secretário de Cultura, Claudiana Gomes Guido, Osana Lopes Dos Santos Borges (nome artístico Lara Borges), Silvio Rosario Xavier e Alan Leite foram os representantes do município na 4ª Conferência Estadual de Cultura do Pará, que aconteceu na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), entre 28 e 30 de novembro, com o tema “Direito à Cultura na Amazônia”.
Este ano, o evento estadual, que inclui palestras, plenárias e apresentações culturais – teve como centro de discussões a temática “Democracia, Sustentabilidade e Direito à Cultura na Amazônia”, visando promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação popular, propor diretrizes para o Plano Estadual de Cultura e definir diretrizes prioritárias e necessárias à garantia do direito à cultura.
Lara Borges, do Instituto Cultural Hosana Lopes de Abreu, foi a escolhida no evento estadual para representar Marabá na Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, prevista para acontecer em março do ano que vem.
“É muito importante a participação da cidade de Marabá nesta 4ª Conferência Estadual de Cultura do Estado do Pará porque é a culminância da 3ª Conferência Municipal de Marabá, e nesse momento a nossa cidade poder ser representada por uma produtora cultural (Lara Borges) da cidade na 4ª Conferência Nacional de Cultura, serve para reforçar a importância que o município tem não só para uma das regiões do Estado do Pará, a Região de Carajás, mas para todo o Estado, somos extremamente gratos ao município de Marabá e a nosso gestor municipal que tornou possível tudo isso”, destacou o secretário de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio.
Para Lara Borges, a participação de Marabá na Conferência Estadual conseguiu representar todos os segmentos culturais, garantindo que a classe artistica conseguisse lutar pelas propostas, que foram aprovadas na Conferência Municipal.
“Então, a gente veio com essa missão de defender o nosso município, de defender a nossa cultura. Foi um momento muito importante porque depois de 10 anos sem conferência, nos reunirmos com demais regiões para defender seus municípios, suas propostas”, destacou.
Lara Borges também ressaltou a honra que tem por ser a representante de Marabá.
“Em primeiro lugar, eu agradeço à Deus. Em segundo lugar, aos meus colegas delegados, em especial da minha região, Carajás, e com todo carinho, especialmente aos delegados de Marabá, que me deram todo apoio, que apoiaram o meu nome desde o primeiro momento. Então, eu sou muito grata, porque não foi fácil. A gente teve que debater, teve que defender a nossa participação. Então, eu sou muito grata aos nossos delegados de Marabá, que acreditaram que seria possível nós representarmos a nossa cidade. E eu farei o meu melhor enquanto artista, enquanto produtora cultural, para defender todos os segmentos de Marabá, defender as nossas propostas. E defender o que é melhor a nível nacional de cultura para o Brasil”, declarou.
Texto e fotos: Divulgação Secult