Secult: Escritor Clei Souza lança novo livro na Biblioteca Municipal Orlando Lobo

O escritor Clei Souza lança nesta sexta-feira, 31, às 19 horas, na Biblioteca Municipal Orlando Lobo, o livro de antologia eco-poética “Para Não Calar”. É a 21ª obra do autor nesse formato, que está recheada de poemas premiados pelo Prêmio Literário Inglês de Sousa, nos anos de 2010 e 2012. Destaque para o também escritor, advogado e político Ruy Barata, que este ano completaria 100 anos. Por isso, Clei fala da importância dele e do filho Paulo André Barata, especialmente no que tange a tradição na Música Popular Brasileira Amazônica, embora considere como marco inicial o músico Waldemar Henrique.

Nesse rol de poemas premiados também há uma homenagem a Maria do Espírito Santo e Zé Cláudio, ambientalistas mortos no município de Nova Ipixuna, em 2011. Josiclei de Souza Santos ou Clei Souza escreve nesse formato (artesanal) há 22 anos. Mas, ele também dispõe de dois livros produzidos em editora, premiados nacionalmente pelo Prêmio Dalcídio Jurandir.

“Chamo formato artesanal porque a matriz eu monto a partir de colagem e reproduzo em xerox; a capa faço na serigrafia e monto um a um. Diferente da produção industrial, que sai milhares de cópias, eu faço no máximo 100”, relata Clei Souza.

Texto: João Batista
Foto: Internet (site FCP)

Acessibilidade