Secult: “Fé e Ciência” é tema de programação online da Biblioteca

(7 de janeiro de 2021)

Serão realizadas três lives, sempre na quinta-feira às 20h, através do Facebook da Secretaria de Cultura (Secult). A programação permanece de forma virtual, devido a medidas de isolamento e prevenção.

Em janeiro será vez da fé e da ciência dialogarem na programação on-line da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo. Serão realizadas três lives, sempre na quinta-feira às 20h, através do Facebook da Secretaria de Cultura (Secult), com o tema “Fé, Ciência e Livros”. As religiões abordadas nesse primeiro momento serão Espiritismo (14), Matrizes Africanas (21) e Católica (28). Em cada live uma voz religiosa estará falando sobre como conciliar fé e ciência.

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Evilângela Lima, a programação se estenderá por outros meses, abordando outras religiões como evangélicos, judeus e budistas. “Se estenderá por fevereiro e talvez até março, dependendo de quantos representantes religiosos consigamos para falar”, explica. Por enquanto estão confirmados Felix Junior, trabalhador da Sociedade Espírita Renascer e Deyse dos Anjos, antropóloga, professora e conselheira de comunidades afro-brasileiras e quilombolas.

Ela comenta que o tema foi escolhido devido ao momento de intolerância religiosa e negação da ciência pelo que o país passa. A ideia é demonstrar como as religiões veem e percebem a ciência. Os líderes convidados também irão indicar livros sobre a temática. “A intenção é mostrar para todo mundo que todos são capazes de viver de forma harmoniosa. A ideia é conhecer. Acreditamos que o conhecimento abre a mente. Uma grande porta para que novas formas de falar e ver o mundo surjam”, complementa.

Também serão realizadas duas lives nas terças-feiras, 12 e 26, com o tema “Interseções Diálogos sobre Arte e Literatura”, com mediação do escritor Marcílio Caldas Costa. No primeiro dia ele irá dialogar com as escritoras Eliane Soares e Mayara La-Rocque. Já no segundo dia o diálogo será com os escritores Airton Souza e Harley Dolzane.

Programação

A programação de janeiro, no entanto, se inicia nesta quinta (07), com um vídeo em homenagem ao Dia do Leitor, com o poeta Adão Almeida. Na terça-feira, dia 19, será postado o vídeo Guardião da Memória marabaense, com o artista plástico Antônio Botelho “Botelhinho”, diretor do Galpão de Arte de Marabá (GAM). Sempre às 20h.

Na sexta-feira, dia 22, às 15h, ocorrerá a única ação presencial do mês, na Escola Cristo Rei, localizada no Bairro Jardim União, com o lançamento do livro “O Pássaro Azul e a Cobra Faminta”, do aluno da Escola Cristo Rei, Daniel Souza, 14 anos. No dia 30, Dia da Saudade, será postado um vídeo em homenagem à artista plástica e poeta Creusa Salame, também às 20h.

O #sextou da Biblioteca será com as oficinas “Compartilhando Conhecimento”. Na sexta (15) o tema será “Escritor Digital: Ferramentas digitais para produção literária”, com o escritor Cezamar Oliveira; no dia 22 a oficina será de Origamis com o pedagogo e brinquedista, Kaio Coelho; e no dia 29 você aprenderá a fazer um Scrapbook com a professora Jacqueline Fernandes.

Todos os domingos, às 17h serão postadas contações de histórias.

A Biblioteca Orlando Lima Lobo está aberta ao público, das 8h às 14h,  atendendo estudantes e usuários que desejem fazer empréstimos de livros, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. Todos os livros devolvidos ficam 15 dias em quarentena até voltarem ao acervo

A programação, no entanto, permanece de forma virtual, devido a medidas de isolamento e prevenção.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento