Secult: Oficina de desenho tátil para professores é uma das ações do projeto “Rede Arte na Escola”
Trinta professores da educação infantil da rede municipal de ensino participaram da oficina de prática de desenho tátil, realizada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, nesta quinta-feira (25), na Biblioteca Municipal Orlando Lobo, na Marabá Pioneira. A atividade faz parte de um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Cultura que consiste na prestação de assessoria por parte da Faculdade de Artes Visuais da Unifesspa, através do projeto de extensão e pesquisa “Rede Arte na Escola”. O objetivo é promover a formação em arte, educação e cultura. A cooperação técnica está estruturada na promoção de encontros, formações, exposições, palestras, oficinas, minicursos e workshops.
Segundo o professor da Unifesspa Amilton Damas, ministrante da oficina, estas ações voltadas os professores da educação infantil servem para apresentar caminhos de práticas de saberes que elevam as habilidades perceptivas e a capacidade reflexiva para o desenvolvimento em sala de aula junto aos alunos. “Essa oficina é de percepção tátil, tem uma linguagem com o desenho, mas a partir dessa linguagem, possibilita conhecer sobre texturas visuais possibilitando uma ação didática para o professor em sala de aula”, explicou Damas.
Entre os participantes estava a professora Marlene Peres. Para ela, as oficinas melhoram a qualidade do ensino e a aprendizagem da criança.“É um curso que deveria ter mais vezes e que mais professores pudessem participar, pois nós e que temos o contato direto com os alunos e isso melhora a aprendizagem” disse.
A professora Vilka Freitas também participou da oficina. Ela chegou bem cedinho, estava ansiosa para aperfeiçoar ainda mais a dinâmica em sala de aula. “Pra gente ajuda muito, pois trabalhamos com crianças pequenas e é bom aprender para facilitar para eles a aprendizagem. Toda formação é necessária para ampliar nossos conhecimentos”, afirmou Vilka.
Através da cooperação técnica estão previstas outras ações até o fim do ano. Segundo o professor Amilton Damas, serão um total de 10 oficinas, sendo uma por mês. Os professores interessados em participar das próximas oficinas devem procurar a Biblioteca Orlando Lobo.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos