Secult: Projeto ensina dança à crianças e adolescentes do bairro Francisco Coelho
Desde 2015, o Projeto Socioeducativo Transformar atende crianças e adolescentes do bairro Francisco Coelho, no núcleo Marabá Pioneira. O projeto é coordenado pela professora de educação física Helenise Cristina Silva e surgiu a partir da pesquisa do trabalho de conclusão de curso dela sobre a importância da dança na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social.
O projeto conta com aulas de balé, danças folclóricas como carimbó, jazz e teatro para juvenis. O público atendido tem entre 3 e 16 anos e para participar a criança precisa estar matriculada na escola. Atualmente, o projeto atende quarenta alunas.
Além de desenvolver as habilidades artísticas nas crianças, o Transformar busca também acompanhá-las no desenvolvimento escolar. “Eu vejo que o projeto é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois buscamos dialogar com a família e trabalhar para que essas crianças sejam boas cidadãs. É gratificante ver meninas que passaram pelo projeto seguindo por bons caminhos”, pontua.
A equipe do projeto Transformar conta com colaboradores que atuam na coreografia, maquiagem, organização de eventos, fotografia, suporte técnico e com os figurinos, principalmente na realização das apresentações.
Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Marabá deu suporte em algumas oportunidades para a continuidade do projeto. Em 2021, o Transformar foi contemplado pelo edital municipal da Lei Aldir Blanc na modalidade de dança. O auxílio emergencial para o setor cultural permitiu que o projeto realizasse o espetáculo “Marabá, Nossa Terra”, que ocorreu no último dia 24 de setembro no Espaço Cultural Cine Marrocos.
O objetivo do espetáculo foi promover a cultura marabaense por meio de apresentações com músicas de artistas locais, além de músicas que contemplaram estilos como jazz, balé e carimbó. “Foi de suma importância esse apoio (da Prefeitura de Marabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura), pois valorizou o nosso bairro Francisco Coelho e proporcionou às nossas crianças e adolescentes a oportunidade de se apresentarem em um palco. Muitas delas se apresentaram pela primeira vez, calçaram uma sapatilha pela primeira vez. Foi gratificante”, finaliza.
Serviço
O projeto tem aulas gratuitas duas vezes por semana e mantém as inscrições abertas durante todo o ano. Para mais informações sobre inscrições e como ajudar o Transformar. O telefone para contato é (94) 99291-3012.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação