SECULT: SALÃO DO LIVRO TEM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA PARA TODOS OS PÚBLICOS
O evento inicia dia 27 e segue até dia 6 de maio no Centro de Convenções. A organização contabiliza que a feira já inicia com quase 800 mil reais de livros vendidos para professores.
Durante dez dias o município de Marabá vai sediar o 1º Salão do Livro do Sul e Sudeste do Pará, coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult). O evento que faz parte da XXII Feira Pan-Amazônica do Livro terá início dia 27 de abril e vai se estender até o dia 06 de maio, no Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”. A abertura irá acontecer às 9h da manhã e encerrar às 22h em todos os dias de feira.
De acordo com Melquíades Justiniano, coordenador do Cine Marrocos, que é um dos organizadores da programação municipal do evento, a Secult municipal tá dando suporte a Secult estadual, para a realização da feira. Haverá uma diversidade de gêneros literários, bem como, obras de escritores marabaenses e regionais.
Melquíades diz que está sendo aguardado um público grande e diverso, mas, é a área da educação que promete movimentar a feira. “Incentivar a leitura é uma obrigação de todos nós na qualidade de cidadão, de pais e de educadores. Agora sem livro, jamais poderemos obter o sucesso” enfatizou o coordenador.
Ainda segundo ele, a Prefeitura, por meio da Semed irá disponibilizar um bônus de 300 mil reais para que os professores possam adquirir livros. A informação é de que o Governo do Estado também contemplará os professores da rede estadual com tal benefício.
Evilângela Lima, coordenadora da Biblioteca Orlando Lobo, disse que a programação municipal está bem rica, ela ressalta a diversidade, tanto de público, quanto de livros e apresentações, assim como, escritores e artistas da região, dentre eles, J. Bezerra, um escritor marabaense cego.
“O interessante é que não vai ficar apenas voltado aos adultos. Ela contempla jovens, como o “Papa cabeça” que vai acontecer de segunda a sexta-feira, às 15 horas que vai tratar de temas relacionados ao mundo jovem”, revela.
Além disso, o público infantil terá espaço no evento. Haverá contação de história, mediação de leitura, brincadeiras e brinquedoteca. A programação inclui ainda, rodas de conversas, oficinas (ao todo nove), apresentações artísticas e culturais.
Um dado relevante diz respeito à venda de livros. A organização contabiliza que a feira já iniciará com quase 800 mil reais de livros vendidos, para professores.
Clique aqui e Veja a programação completa : FEIRA LIVRO