Sefin: Secretaria de Finanças fecha ano com planejamento ordenado
Responsável por registrar todas as informações de receita e despesa do Executivo, quitar as contas da administração pública, arquivar informações para prestação de contas com a sociedade e órgãos de controle, bem como para análise e planejamento de futuras ações de governo. Estamos falando da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que é gerida pela marabaense Inácia Meires Silva Rolim, está com as finanças equilibradas.
Secom – Qual a importância da Sefin e como está a atual situação?
Meires- A Sefin é responsável por efetivar todos os pagamentos da administração pública e, atualmente eles estão rigorosamente em dia, como o prefeito [Tião Miranda] exige e, principalmente nos dá condições para que façamos dessa forma. A Secretaria também registra toda receita do município, ademais, registra informações que servem para verificar o posicionamento econômico do município.
Quanto à atual situação da Sefin está tudo certinho, o prefeito só avança naquilo que ele vê que tem condições. Ele faz um controle minucioso de saldos e créditos, o que é de recurso federal, do que é próprio, do que pode e onde aplicar, um recurso para tal finalidade não é usado para outro tipo de pagamento.
Secom- Fale sobre a ética e transparência que devem reger as finanças de um município.
Meires- Tudo que fazemos, os dados contábeis ficam todos registrados no Portal da Transparência. A sociedade pode ver de uma forma simples onde está sendo aplicado o dinheiro dos impostos. Com toda facilidade de acesso à informação nós tivemos mais condições para nos qualificar, estando melhor qualificados, buscamos melhorar sempre. Inclusive em uma visita do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios do Estado) eles observaram essa evolução.
Secom- A Sefin ganhou um presente antecipado de natal da gestão?
Meires- Os servidores da Sefin se sentiram muito mais valorizados, houve uma reforma do espaço físico onde o ambiente de trabalho ficou mais agradável, organizado e saudável. Isso aumenta nossa produtividade e a celeridade na desburocratização dos atos administrativos. Nós não perdemos prazos, tudo isso influencia, o local de trabalho reflete e é uma grande conquista.
Secom- Quanto às expectativas para 2019?
Meires- Da forma como estamos eu só acredito em boas notícias, grandes avanços, passos largos mesmo para 2019. É uma nova Marabá, um presente que nós marabaenses estávamos precisando. Todos os servidores e fornecedores pagos. O povo está sendo valorizado porque temos uma gestão que valoriza e que honra cada cidadão.