Segurança: Ações dos órgãos de segurança do município realizadas no último final de semana
No último final de semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atendeu 15 denúncias de poluição sonora nos núcleos do município. A Nova Marabá liderou as notificações de casos, com 6 denúncias atendidas.
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), por meio do Grupamento de Apoio Operacional (GAO), prestou apoio ao Taça Cidade Marabá de futsal feminino, no Ginásio Dequinha, no sábado e no domingo, com oito agentes. Também prestaram apoio na Praça São Francisco, núcleo Cidade Nova, onde aconteceu evento de prévia junina, com seis agentes.
Além disso, o DMSP seguiu com o apoio em locais de responsabilidade do departamento, como Hospital Municipal, Hospital Materno Infantil, CAPS, Biblioteca Municipal e Fundação Casa da Cultura.
A Guarda Municipal de Marabá (GMM), utilizando cães farejadores, participou de ação conjunta com outros órgãos de segurança como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e bombeiros civis na procura pela menina Isabela Amaral, nas proximidades da Vila Sororó.
A Guarda também participou de blitz do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) na Marabá Pioneira e Praça São Francisco.
O DMTU, por sua vez, seguiu com as operações e fiscalizações em diversos pontos da cidade, com a utilização das equipes regulares e de plantão. Entre os pontos que receberam ações de fiscalização estão as Folhas 11 e 27 e Praça da Criança.
Uma equipe do Departamento também prestou apoio durante a realização da Corrida da Infantaria do 52º Batalhão de Selva do Exército Brasileiro.
Entre as principais infrações notificadas pelo DMTU estão: condutor sem cinto de segurança, com 134 notificações; motociclista sem capacete de segurança, 71 registros; passageiro em motocicleta sem capacete de segurança, com 58 notificações; e direção de veículo manuseando celular, com 40 registros.
Serviço:
Para acionar a GMM, o número para contato é o 153. Para denúncias de crimes ambientais, o canal para contato é o Linha Verde pelos números (94) 33313350, que também funciona como WhatsApp e (94) 99233-0523 / (94) 98198-3350, além do app Disque Denúncia Sul e Sudeste disponível para IOS e Android.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação