Segurança: Ações intensificadas no final de semana
De 8 a 11, segundo final de semana de julho, os órgãos de segurança de Marabá, que integram a Secretaria de Segurança Institucional (Departamentos de Segurança Patrimonial e de Trânsito e Guarda Municipal), e órgãos fiscalizadores do município, como a Secretaria de Meio Ambiente e Divisão de Vigilância Sanitária, integrados aos órgãos de segurança estadual, intensificaram as ações com a Operação Veraneio, que visa cumprir os decretos municipais relacionados à pandemia do novo coronavírus.
GMM
A Guarda Municipal de Marabá fez rondas diárias em praças e vias públicas da cidade, como nos Hospitais Municipais, rodoviárias, Orla, Feiras da Laranjeiras, da Folha 28, Feira do Pôr do Sol (Marabá Pioneira) e Feira Livre, na Liberdade. Tendo apoiado ações do DMTU como blitz pela cidade, entre elas uma realizada na Nova Marabá, em que foi feita panfletagem sobre o projeto “Cerol Não” da GMM, com a coordenadora Edileusa, nos bairros liberdade e bairro da Lucinha, especificamente no dia 08 de julho.
A Guarda também, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), deu apoio às ações da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), com patrulhamentos em São Félix e Morada Nova, bem como nos Residenciais Tiradentes, Jardim do Éden e Tocantins, entre outras ações conjuntas.
O telefone que aciona a GMM é 153
SEMMA
A Semma com apoio do GPA atendeu três denúncias de poluição sonora e fez abordagens em vias publicas no sentido de dispersar aglomerações, conforme determina Decreto Estadual, além de realizar:
- Operação para combater propriedade ilegal de animais silvestres (pássaros), tendo apreendido gaiolas e pássaros de várias espécies;
- Patrulhamento na praia restrita da base dos quelônios com dispersão de banhistas naquele perímetro, visando proteção dos quelônios, já que a área faz parte de projeto ambiental
Para denunciar crimes ambientais, basta ligar para o Linha Verde nos números 94 99233-0523 / 3312-3350 / 98198-3350
DMSP
Durante o final de semana, 14 agentes do DMSP integraram a “operação veraneio”, fiscalizando os pontos de embarque e desembargue dos veranistas na praia do Tucunaré, mantendo a ordem e realizando a segurança do local. Também foi prestado apoio a Divisão de Vigilância Sanitária nos arredores da praia. Também foi utilizada uma lancha própria e duas viaturas.
A equipe de apoio (GAO) prestou reforço na segurança hospitalar.
DMTU
Integrando as forças de segurança municipal e estadual, o DMTU efetuou rondas nos núcleos da cidade de Marabá, como orla, praças, estacionamento de supermercados e logradouros públicos. Também foram feitas rondas ostensivas e barreira no perímetro da praia do Espirito Santo e Avenida Transmangueira, além de blizt educativa com a equipe de educação para trânsito no domingo na Orla de Marabá.