Carnaval 2024: Operação integrada entre SMSI, Postura e Polícia Militar garantem segurança nas quatro noites de folia
Durante as festividades de carnaval, os órgãos de segurança de Marabá atuaram para garantir a segurança dos foliões, artistas, comerciantes e de todos que aproveitaram ou participaram da festa de alguma maneira.
Um dos órgãos que mais trabalha nesse período é o Departamento Municipal de Trânsito (DMTU), visando garantir a segurança no trânsito e evitar uma infração recorrente, nessa época do ano, que é o uso de bebida alcoólica.
Durante o carnaval de 2024, foram realizadas 302 abordagens, com 89 autos de infração. 226 motoristas foram testados pelo etilômetro passivo. Desses, 19 motoristas foram conduzidos ao teste do bafômetro ativo, sete foram autuados e cinco levados à delegacia. Os outros 12 se recusaram a fazer o teste, mas receberam a multa e ficaram proibidos de dirigir o veículo.
O secretário de segurança institucional Jair Guimarães Barata explica que o etilômetro passivo é o teste feito e medido durante a conversa do condutor com o agente de trânsito. O condutor solicitado depois de fazer o teste de bafômetro ativo, que mede a idade de álcool no sangue, determina se a pessoa será conduzida à delegacia, receberá multa ou terá o veículo apreendido.
“Foram mais de 300 abordagens. Fizemos também vários testes de bafômetro, mais de 230, e algumas pessoas infelizmente tiveram que fazer o teste ativo do bafômetro, que realmente que faz a verificação da alcoolemia. Umas sete foram autuadas pelo artigo 65 do Código de Trânsito porque estavam dirigindo, mesmo com toda a orientação, todo o cuidado, e a gente explicando os perigos de dirigir e beber”, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI).
Ao longo do carnaval, foram identificados apenas três sinistros de trânsito. “Foram acidentes sem vítimas fatais. O carnaval foi bem organizado. Fizemos duas reuniões com todos os órgãos de segurança, incluindo a Secult, e todos os órgãos nossos da Secretaria de Segurança, da Postura, a SEMMA, Polícia Militar Civil, Bombeiros. Todo mundo trabalhou em sintonia integrada para que o objetivo fosse esse saldo positivo”, acrescenta Jair.
Todo dia foram pelo menos 40 agentes da Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Segurança Pública (DMSP) e DMTU. “Todo dia tínhamos pelo menos duas equipes para fazer um trabalho, tanto na área do 4º BPM, que é a área da ponte para cá, como do 34º BPM. Isso foi também um diferencial. Toda Marabá tinha uma viatura da GMM, DMTU, agente patrimonial e Polícia Militar”, conclui.
Postura
Durante as festas de carnaval, o Departamento Municipal de Fiscalização de Postura de Marabá (DMFP) também trabalhou ativamente com três equipes, 15 agentes por noite, que atuaram em todas os shows, blocos e arrastões da cidade, fiscalizando o bom uso dos materiais durante a festa e ajudando a garantir a segurança dos foliões, como explica o fiscal da Postura, Weverton Viana Santos.
“Foram duas equipes na organização e uma na fiscalização, que atuou ao lado da polícia. A gente cobriu tanto Morada Nova, São Félix, Liberdade, Nova Marabá, Cidade Nova, todos os blocos”, ressaltou.
O fiscal da Postura afirma que, no decorrer da festa, as pessoas foram tomando consciência e conhecimento sobre as proibições de garrafas de vidro e dos espetinhos, algo que facilitou o trabalho dos agentes. Apenas quatro ambulantes foram apreendidos durante as quatro noites de folia, sendo dois na Marabá Pioneira, um no Vai Quem Quer, na Folha 28, e um em Morada Nova.
“Foi um carnaval tranquilo onde a maioria buscou respeitar e colaborar com nosso trabalho. Dividimos as equipes, fizemos as fiscalizações e temos um saldo positivo. Foram apreendidas muitas garrafas de vidro antes dos foliões entrarem na área de festa, mas sem maiores percalços ou confusões”, conclui Weverton.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom