Segurança: Denúncias de Poluição Sonora continuam liderando ocorrências aos finais de semana
Com 87 denúncias registradas no sábado e domingo (12 e 13), a poluição sonora manteve o primeiro lugar no ranking de queixas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com apoio do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Marabá. O barulho provocado por sons domésticos, automotivos, dentre outros, foi registrado em todos os núcleos. O bairro da Nova Marabá registrou o maior número de ocorrências, com 39 denúncias, seguido pelo núcleo da Cidade Nova, com 34 queixas.
Em cada uma das localidades foram atendidas 15 denúncias pelas equipes de fiscalização. Na Velha Marabá houve apenas 04 registros e em São Félix 08. Vale ressalta que o exagero de som quando flagrado pela fiscalização pode resultar em multas, que variam entre 5 mil a 50 milhões de reais, além do bem apreendido.
Os fiscais têm constatado o crime de diversas maneiras, tanto em carros automotivos, escapamento de moto, quanto de aparelhos domésticos, o que tem aumentado durante a pandemia.
GMM garante o patrulhamento pela cidade
Por outro lado, a Guarda Municipal deu continuidade ao patrulhamento pelas ruas, logradouros e instituições públicas da cidade, como hospitais, orla, feiras livres e terminal rodoviário do Km. 06.
Os guardas municipais do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), além darem apoio aos fiscais da Semma, realizaram abordagens a fim de evitar aglomerações. Outra ação da GMM foi o auxilio à Policia Militar e ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTU), durante uma operação integrada no fim da tarde de sábado (12).
Já na sexta-feira (10), a Guarda Municipal em parceria com o departamento de postura lançou a campanha “Cerol Não”, que visa o combate ao uso da linha de cerol, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre os riscos. Neste fim de semana o GPA fez rondas nos núcleos São Félix e Morada Nova.
DMTU no combate a infrações de trânsito
Para evitar aglomerações de pessoas na Orla de Marabá, no período noturno, os agentes controlaram o fluxo de veículos e efetuaram fiscalização,
Os agentes, em parceria com a Polícia Militar e GMM, apoiaram o evento Junho Violeta de combate à violência contra o idoso, prosseguindo com a fiscalização nos principais núcleos da cidade, tais como a Nova Marabá, Cidade Nova, São Felix, Marabá Pioneira e Morada Nova, onde foi realizada fiscalização de circulação, parada e estacionamento.
Segurança patrimonial