SEGURANÇA: DMTU E ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PROMOVEM AÇÃO EDUCATIVA NOS BARES
No período de 31 março a 03 de abril o Departamento Municipal de trânsito e Transporte Urbano (DMTU), em parceria com o Detran/Belém, Guarda Municipal e Polícia Militar, realiza Campanha preventiva de conscientização sobre o consumo de álcool e direção automotiva pelos bares da Orla de Marabá e outros pontos da cidade, visando esclarecer a população, em especial condutores de veículos automotores, acerca das penalidades impostas pela nova legislação de trânsito em que parte dela em vigor justamente este mês.
Segundo o diretor do DMTU, Jocenilson Silva, a ação começa com a distribuição de material educativo, seguido de explanação sobre as novas regras, agora mais rígidas, caras e muito complicadas para o infrator. Na sequência, é feita dosagem de alcoolemia, mas sem aplicação das normas, nesse momento.
No sábado, 31 de março, foram abordadas 72 pessoas, das quais 19 eram condutores de veículos. Realizados 22 testes de alcoolemia, dos quais 17 gerariam infrações; quatro se tornariam crimes e apenas um zero de álcool no organismo da pessoa testada.
Hoje, 02 de abril, a ação acontece a partir das 15 horas, no bairro Liberdade; amanhã (03), o DMTU estará nas ruas também à tarde, dando seguimento a campanha educativa. Depois, passam a acontecer blitzen com objetivo de fiscalizar e punir possíveis infratores.
Veja o que na legislação, a partir deste mês:
Fica mais rígida a punição para motoristas alcoolizados que provocarem morte no trânsito. A pena passará de 2 a 4 anos de prisão, para 5 a 8 anos, com suspensão ou proibição do direito de obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Com a mudança, a condenação não poderá mais ser substituída por serviços à comunidade.
Começa a valer a regulamentação das multas a pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas determinadas. Se flagrado, o pedestre poderá pagar multa de R$ 44,19, enquanto o ciclista pode arcar com R$ 130,16 pela infração.