SEGURANÇA: DMTU INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO CONTRA AÇÕES DE CLANDESTINOS
Durante reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (25) no auditório da Prefeitura de Marabá, mototaxistas reuniram-se com o Secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães e com o diretor do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Jocenilson Silva, para tratar sobre o rápido aumento de circulação de mototaxistas clandestinos em todos os núcleos da cidade.
No encontro que reuniu aproximadamente 150 mototaxistas, Jocenilson Silva, diretor do DTMU, reafirmou que vai ser intensificada a fiscalização para coibir a ação de clandestinos em toda cidade. “Nós do DMTU já discutíamos um planejamento estratégico para combater o clandestino, mas isso não é fácil, vamos fiscalizar e reduzir ao máximo esse clandestino com apoio dos próprios mototaxistas cadastrados”, explica.
De acordo com Fred Pereira, presidente da associação dos mototaxistas, a principal reivindicação é a fiscalização em cima desse trabalhadores irregulares e que vem aumentando muito e, segundo ele, não sabe de onde surgem. “Essa reunião de hoje foi muito produtiva o DMTU se comprometeu em aumentar a fiscalização e retirar de circulação os clandestinos”, afirma.
Jocenilson destacou também que para a ação apresentar resultados positivos é preciso a contribuição da população, “orientamos também que a população nos ajude e não procure um mototaxi clandestino, porque se porventura acontecer algum acidente você não está respaldado pela lei para buscar seus direitos, então procure sempre um profissional cadastrado para que você possa chegar ao seu destino com segurança”, explica.
Jair Guimarães, secretário de segurança institucional, finalizou dizendo que não só o mototaxista clandestino vem incomodando o sistema de transporte no município, mas também do táxi lotação clandestino, segundo ele está sendo elaborada uma minuta de projeto de lei, e que vem sendo discutida com toda categoria, para adequar a lei municipal com o código nacional de trânsito, para combater o serviço clandestino. Para isto, é preciso também distribuir melhor os mototaxistas pela cidade evitando dar brechas às ações dos clandestinos. “Vamos trabalhar também a conscientização da população e também o próprio mototaxista para combater as ações do clandestino e evitar constrangimentos no futuro. Vamos fiscalizar e se for identificado pelo DMTU, esse veículo clandestino poderá ser retirado de circulação”, conclui Jair.