Segurança: Entre desafios, Guarda Municipal comemora bons resultados em 2020 e início de 2021

(26 de março de 2021)

Entre as ações, destaca-se a operação Piracema, no período defeso, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que resultou na apreensão de mais de mil quilos de peixes.

Nesta ação, o Grupamento de Proteção Ambiental, atuou de forma estratégica para combater a pesca clandestina em rios na região de Marabá. Foram realizadas abordagens educativas a banhistas que se encontravam em áreas de preservação, abordagens a embarcações. Destas abordagens foram apreendidos equipamentos de pesca ilegal como, motor, caixas de isopor e até mesmo embarcações, entre outros. No perímetro de fiscalização dos rios foram recolhidos 6.480 metros de redes de pesca, além de 200 anzóis e arpões 1 motor e um barco e 150 metros de espinhel, e ainda foram apreendidos 1.043 kg de peixes, todas estas apreensões repassadas à SEMMA.

“Nós fizemos um trabalho intensivo para assegurar o que determina a legislação e percebemos que se compararmos com dois anos atrás houve uma redução de pescado apreendido, graças a fiscalização, as apreensões diminuíram e todo trabalho foi realizado em conjunto com a Semma, sendo que os próprios pescadores também tiveram mais consciência, no entanto ainda houve registro de apreensões” relatou o Inspetor Everton Barreto, comandante da GMM.

Entre outras ações que também vale destacar estão as operações de combate à poluição sonora, também em parceria com a Semma. Em 2020 a GMM, através do GPA, recebeu 790 denúncias com 77 notificações e 22 equipamentos de som recolhidos para as devidas providências.

Patrulha Maria da Penha

Em relação a Patrulha Maria da Penha, o grupamento vem fazendo acompanhamento direto com as mulheres vítimas das violências domésticas, bem como acompanhando se as medidas protetivas estão sendo cumpridas pelos agressores através de relatórios passados as autoridades policiais bem como as autoridades judiciárias e promotorias de justiça.

“Nós somos divididos em agrupamentos e cada um com sua função específica e os resultados de cada grupamento foram bastante relevantes, tivemos crimes de maus tratos a animais, poluição sonora e as ações da patrulha da maria da penha que acompanha no município 52 mulheres com medidas protetivas”, destacou Barreto.

Para este ano, o comando da GMM, acredita em melhores dias e o maior fortalecimento do órgão, inclusive com a chegada de novos agentes oriundos do último concurso público municipal. O efetivo atual da Guarda é de 73 servidores, sendo 58 guardas e 15 inspetores.

“O ano de 2020 foi um ano desafiador para todo o mundo e Marabá não ficou de fora enfrentamos bastantes desafios e foram muitas complicações em relação a pandemia que mudou o jeito de viver das pessoas e a GMM esteve a frente desse enfrentamento para fazer o combate a pandemia ajudando a sociedade no que tange às nossas atribuições e vamos continuar com este mesmo trabalho sempre prontos a atender as necessidades da população”, pontuou Everton Barreto, comandante da GMM.

Veja mais fotos da GMM:

Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação