Segurança: Órgãos municipais reúnem-se para traçar mais estratégias de segurança e acessibilidade nas praias
Na manhã desta sexta, 14, estiveram reunidos no Gabinete da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), representantes de vários órgãos envolvidos na Operação Verão 2023, como Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (DMTU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Divisa de Vigilância em Saúde (Divisa), Secretaria Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O objetivo dessa e outras reuniões ocorridas desde junho é traçar estratégias e promover a integração entre as forças de segurança, meio ambiente e saúde.
Durante a reunião, foram abordadas várias preocupações de cada Secretaria, como o uso de equipamentos de segurança (colete salva-vidas, isolamento do motor dos barcos para evitar escalpelamento, etc), bem como o trânsito e trajeto dos barqueiros e banhistas entre a Orla da cidade e a Praia do Tucunaré, na Marabá Pioneira. Além disso, foram alertadas as condições sanitárias dos alimentos servidos nas barracas das praias e dos banheiros químicos.
Para o titular da SMSI, Jair Guimarães, é fundamental que os representantes, semanalmente, tracem os desafios e soluções para manter a seguridade social durante a temporada de veraneio em Marabá.
“Nós fizemos uma reunião no final de junho, no Cine Marrocos, e então começou a nossa programação sobre o Verão, juntamente com as Secretarias, para fazermos o nosso melhor nesse verão. E nós já tínhamos planejado quatro locais de embarque na Marabá Pioneira, para organizar os barqueiros. Agora nós estamos fazendo um briefing, da semana passada, para tentar ajustar e melhorar o atendimento agora desse final de semana. E nós vamos continuar as reuniões, toda semana, fazendo um briefing e um debriefing de todas as operações, para ficarmos mais fortes e depois planejarmos melhor as intervenções, não só na praia agora no verão, mas também em 7 de setembro”, aborda o Secretário.
Desde a primeira reunião, os órgãos já realizaram diversas ações como distribuição de sacolas na praia e panfletagens, pela equipe da Semma, além dos trabalhos de conscientização a respeito da poluição sonora. Além disso, a Divisão de Vigilância em Saúde fez abordagens e fiscalizações nos restaurantes por toda a praia do Tucunaré para orientar os vendedores acerca da manipulação correta dos alimentos servidos aos banhistas.
“Nós tivemos uma intervenção muito forte agora, onde cada Secretaria fez um trabalho intenso nos portos e a gente da SMSI está junto, trabalhando na praia, desse lado de cá, fiscalizando os barcos, orientando os banhistas, para que eles tenham essa consciência de colocar o colete, etc. Isso tudo é importante para não termos nenhum dissabor em situações desagradáveis que acontecem na praia”, reitera o Secretário.
O secretário da Semtur e Sicom, Caetano Reis, destacou a colaboração da Secretaria nesse período em que há grande fluxo de turistas em Marabá.
“Nessa reunião, a gente trouxe a ele uma devolutiva sobre a questão da acessibilidade, manutenção e preservação na Orla, como escadas, corrimão, etc. E por isso esse alinhamento é importante, porque precisamos estar conectados para entregar à população um veraneio com tranquilidade, segurança e que possamos evoluir enquanto Secretaria de Turismo em Marabá”, ressalta o secretário Caetano Reis.
Vale ressaltar que a Semma atua aos finais de semana no Projeto Eco Verão, onde são entregues sacolas plásticas aos banhistas e orientação sobre o condicionamento correto de lixo e poluição sonora. Além disso, há controle em relação à circulação de quadriciclos e motocicletas
“Além desses serviços, nós notificamos também as casas flutuantes para que se regularizem, emitam suas licenças e possam acionar os limpa-fossa e poder direcionar corretamente os resíduos”, explana o coordenador de fiscalização da Semma, Paulo Chaves.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio