Segurança: GMM participa de várias operações entre 1º e 5 de abril

(8 de abril de 2021)

A Guarda Municipal de Marabá realizou rondas constantes diariamente, entre 1º e 5º de abril, com objetivos diversos, que vão desde a proteção ao meio ambiente à fiscalização por cumprimento de decreto relativo à pandemia, além de outras ocorrências, até mesmo por denúncia de tráfico de drogas em abrigo, foram objeto de trabalho dos agentes da GMM e do GPA – Grupamento de Proteção Ambiental.

As rondas foram realizadas em praças e vias públicas da cidade, como a Orla de Marabá, hospitais públicos (HMM – HMI) e Rodoviária do KM 06.  E, no domingo, 4, aconteceram nas Feiras das Laranjeiras e da Folha 28, Feira do Pôr do Sol, Orla da Velha Marabá, Feira livre da Avenida Paraiso/Liberdade. Enquanto o GPA promoveu patrulhamentos em São Félix, Morada Nova e residenciais Tiradentes, Jardim do Éden e Tocantins.

Por sua vez, o GPA apoiou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) na fiscalização de ocorrências de poluição sonora, sendo 19 denúncias atendidas, além de abordagens em vias públicas, no sentido de dispersar aglomerações, conforme determina Decreto Estadual.

Outras ocorrências

No dia 1º, das 14h às 18h, foi realizada fiscalização no comércio. Às 20h, verificação de denúncia de tráfico, nas localidades do abrigo Obra Kolping. Nada de ilegal constatado.

No dia 02/04, às 16h, a GMM se pôs à disposição da equipe da Vigilância Sanitária, para efetuar diligência nos núcleos Cidade Nova e Liberdade. Às 17h, a GMM solicitou apoio aos órgãos de segurança (Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito Urbano), porque na velha Marabá (Colônia Z 30), havia aglomeração com mais de 40 pessoas, tomando banho na orla e consumindo bebidas alcoólicas, todas as pessoas foram dispensadas do local.

Sábado, 03/04, às 16h, foram apreendidas pipas e rolos de linha com cerol, por meio de denúncia em via pública, próximo à Praça da Juventude, no KM 7. E, por volta das 17 horas, flagrados pessoas com rolos de linha, contendo cerol, no núcleo São Felix.

E ainda, durante horários diferentes, foram dispersados vários grupos fazendo aglomerações e uso de bebidas alcoólicas, na orla de Marabá, violando as medidas de segurança do decreto.

No dia 04/04, às 17h, foi realizada supervisão em rondas, próximo á ponte do rio Itacaiunas, onde os guardas encontraram uma motocicleta branca, que teria sido abandonada por dois criminosos, após eles terem efetuado um roubo de outra motocicleta. A GMM encaminhou as vitimas para a delegacia da Folha 30. Naquela data, foram apreendidas onze pipas e quinze rolos de linha com cerol.

Abrigos públicos: Em decorrência da cheia dos rios Itacaiúnas e Tocantins, a GMM fez rondas regulares, em horários alternados, em todos os abrigos públicos, bem como dando apoio e suporte às ações de condução de desabrigados no decorrer de toda semana. Nesse período, o apoio foi prestado nos abrigos da Obra Kolping, Bom Planalto, Acrob, entrada da Marabá Pioneira, Posto Santa Rosa, Associação dos Moradores da Santa Rosa, Folhas 14 e 31 e São Félix.

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação