Segurança: GMM realiza mais de 150 atendimentos entre 08 e 11 de abril
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) atendeu a muitas ocorrências, assim como promoveu rondas de praxe em diversos pontos da cidade, o que resultou num total de 153 atendimentos à população, entre 8 e 11 de abril de 2021.
Como parte das rondas diárias estão aquelas executadas em praças e outras vias públicas, como a Orla de Marabá, hospitais (HMM e HMI) e Rodoviária do Km-06.
Enquanto no domingo, rondas localizadas nas feiras livres dos bairros Laranjeiras, Avenida Paraíso (Liberdade) e Folha 28; Por do Sol, na Orla de Marabá, também conhecida como Feira do Artesanato.
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da GMM também realizou patrulhamentos em São Félix, Morada Nova, inclusive residenciais localizados naqueles distritos, como Tiradentes, Jardim do Éden e Tocantins.
Em decorrência da cheia dos rios Itacaiúnas e Tocantins, a GMM promove rondas regulares, em horários alternados, nos abrigos públicos, bem como dando apoio e suporte nas ações de condução de desabrigados no decorrer de toda semana. Entre os dias 8 e 11 de abril foi dado apoio aos abrigos da Obra Kolping, Bom Planalto, Acrob, entrada da Marabá Pioneira, Posto Santa Rosa, Associação Moradores da Santa Rosa, e nas Folhas 31 e 14 e no São Felix.
No dia 10/04, foram realizadas rondas na Orla e nos abrigos das 07h às 00h, além de operação integrada, em conjunto com os órgãos de segurança e fiscalização, (Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito Urbano e Divisão de Vigilância Sanitária), das 19h às 23h, quando bares e restaurantes foram orientados acerca do cumprimento das normas relativas à Covid-19. Nessa data, registradas cinco denúncias de pipas com cerol.
SEMMA
No período de 08 a 11 de abril a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com apoio do GPA, contabilizou 77 denúncias de crimes ambientais, das quais 29 prontamente atendidas. No dia 09 de abril, por volta das 10h, foram apreendidas aves silvestres, sendo cinco curiós, três colares, três bigodes, um trinca ferro, 13 gaiolas e dois alçapões, no núcleo cidade nova.
No dia 11, uma motocicleta foi também apreendida, devido ao escapamento alterado tipo Kadron, no bairro Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como Coca-Cola. O veículo foi levado ao pátio daquela secretaria ambiental. Por conta dos crimes foram geradas cinco notificações.
As denúncias podem ser feitas via Disque Denúncia, pelo projeto Linha Verde, através do aplicativo e telefone 94-3312-3350, e pelo número da Semma 94 99233-0523.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação