Segurança: Guarda Municipal completa 7 anos com diversas frentes de trabalho

Um café da manhã especial vai marcar o 7º aniversário de criação da Guarda Municipal de Marabá. O evento, que vai contar com a participação do secretário de segurança institucional, Jair Guimarães, será realizado no pátio da Guarda Municipal, na folha 32, na Nova Marabá, neste sábado (18), a partir das 8 horas da manhã.

De acordo com Jair Guimarães, a Guarda Municipal tem muito o que comemorar. Os avanços na melhoria dos serviços oferecidos à comunidade são bastante visíveis. Segundo ele, a GMM atua em diversas frentes, como nas questões ambientais, no apoio a outros órgãos de segurança como a Policia Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Exército, ou com o efetivo de agentes ou com o grupamento de operações com cães.

De acordo ainda com Jair Guimarães, a Guarda nos últimos anos recebeu uma atenção especial por parte da atual gestão. Os Guardas receberam uniformes novos, viaturas novas, sendo que hoje se somam 10 viaturas e 12 motocicletas. Aumento salarial para os agentes, aquisição de 100 coletes a prova de bala e os agentes estão em treinamento para uso de armas letais. “A Guarda muito nos alegra pela qualidade nesse trabalho. Hoje nós temos uma guarda fortalecida. Estamos incrementado porque também temos um prefeito que apoia e tem um carinho especial pela Guarda. O órgão está com apenas 7 anos e nós temos muito a crescer”, disse Jair Guimarães.

 

 

 

 

 

 

A Guarda Municipal realiza ainda as rondas escolares e, desde o ano passado, está com a ronda Maria da Penha em apoio as mulheres com medidas protetivas da justiça. Atualmente, o efetivo é de 82 guardas municipais e com o concurso serão mais 10 guardas que irão compor o efetivo.

Wiliscley Leão, subcomandante da GMM, diz que tem orgulho de servir o cidadão marabaense através dos serviços prestados pelo órgão. Segundo ele, o cidadão se sente mais seguro com as ações dos agentes, seja nas rondas motorizadas ou mesmo em logradouros públicos.

“As atribuições da guarda estão ligadas diretamente a proteção dos bens e serviços e proteção ao cidadão, mas destacamos também os serviços ao município em relação a outros órgãos e a guarda atende essas demandas também, o importante é passar uma sensação de segurança às pessoas”, destaca o inspetor Leão.

E nestes sete anos, o inspetor Odailde Sousa, tem uma história de gratidão e amor pela Guarda Municipal. Segundo ele, é um trabalho de realização profissional que chegou com a oportunidade de servir ao município.

“É uma satisfação enorme em estar completando 7 anos na guarda e para nós é bom servir a comunidade. Muito orgulho em saber que estou participando desta força integrada dos demais órgãos em contribuir com as demais forças do Estado, da União e do município”, declarou o inspetor Odaílde Sousa.

Texto: Victor Haôr

Fotos:Paulo Sérgio dos Santos

ACESSIBILIDADE
X