SEGURANÇA: GUARDA MUNICIPAL FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DE 2017

Os 82 agentes atuaram desde o apoio a PRF e PM a ações conjuntas contra o desmatamento e queimadas.

Órgão ligado à Segurança Institucional, a Guarda Municipal de Marabá (GMM), no período de janeiro a dezembro/2017, operou de forma diversificada tanto no que se refere à proteção patrimonial quanto em ações educativo-preventivas de combate à criminalidade, incluindo parcerias com outros órgãos de segurança das esferas federal, estadual e municipal. Este ano, diante do dinamismo e diversidade das aplicações, a corporação apresenta um balanço positivo de sua utilidade.

Hoje, a GMM conta com o efetivo total de 82 agentes, sendo 16 deles inspetores e 66 guardas, distribuídos em postos fixos, permanência, patrulhamento preventivo, administrativo, além dos grupamentos: Ronda Escolar (atuando na segurança das escolas) e no Canil, onde a utilização dos cães adestrados pelo órgão tem se mostrado uma ferramenta eficiente no combate à criminalidade e no resgate de pessoas, localização de armas e drogas, patrulhamento das ruas e captura de transgressores da lei.

Os agentes da Guarda Municipal são distribuídos em mais de 100 escolas municipais e estaduais; hospitais (HMM, HMI); departamentos públicos da Prefeitura como o Gabinete do Prefeito, secretarias, programas sociais da Prefeitura, Pátio de Retenção do DMTU e Câmara Municipal; e no patrulhamento ostensivo e preventivo, inclusive em operações de apoio, na manutenção de um canil e proteção ambiental.

Dessa forma, atua nos terminais rodoviários do KM 06 e da Folha 32, Orla do Tocantins e praças; no embarque e desembarque de passageiros; no período de veraneio, leva segurança aos banhistas das Praias do Tucunaré e Geladinho, inclusive no Projeto Verão Ecológico; no Estádio Zinho Oliveira e Ginásio da Folha 16; nos campeonatos esportivos municipais e estudantis; na Expoama; e faz cobertura de todos os postos de saúde e demais locais públicos, nos núcleos Nova Marabá, Velha Marabá, Cidade, São Félix e Morada Nova.

Quanto ao apoio a outras instituições, a GMM participou de aproximadamente 129 operações integradas com a Polícia Militar, Detran, DMTU, PRF, Polícia Civil, Postura, Semma, Procon, Comam, SDU, Conselho Tutelar, Ministério Público do Estado, Exército Brasileiro e Defesa Civil. Somente o Canil realizou ao longo do ano cerca de 30 operações nos logradouros públicos.

Canil – As operações do canil acontecem nas praças e logradouros públicos, além da atuação em operações integradas, apoio e vistorias nos terminais rodoviários e ferroviários a procura de drogas, com destaque para o cão Zyah, da raça Pastor Malinois (malinoá), que este ano, encontrou 25 quilos de entorpecentes em fundo falso de uma caminhonete. O Canil dispõe ainda do cão Espark, da raça Pastor Alemão.

A equipe do Canil, composta de quatro guardas, realizou mais de 40 palestras educativas em escolas públicas, instituições privadas, empresas sem fins lucrativos, Exército Brasileiro, atuando ainda em eventos como Expoama, dentre outras instituições.

Nas palestras o grupamento abordou temas como educação familiar, respeito, hierarquia e disciplina, maus tratos aos animais, preservação do patrimônio público, drogas, dentre outros temas de acordo, conformidade com a realidade e faixa etária dos envolvidos. 

Mais de 2.000 mil crianças e adolescentes foram contempladas com as ações de palestras e apresentação do grupamento do Canil ao longo do ano. Veja o resumo das operações do Canil:

– Bagagens vistoriadas: mais de 800;

– Abordagens: mais de 520 pessoas;

– Veículos: mais 170 abordagens (vans, ônibus, micro-ônibus e carros de passeio).

Ronda Escolar – O Grupamento Ronda Escolar é um Projeto Piloto da GMM, em atividade desde março de 2013, criado em consequência do grande número de ocorrências (brigas, assaltos, venda de drogas) nas escolas, com intuito de proporcionar segurança à comunidade escolar, reduzindo os índices de violência nas escolas públicas do município. 

Proteção ambiental – A GMM também dispõe do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), que atua em parceria com a Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, desde agosto/2017, no que tange às fiscalizações do meio ambiente. Agora no período da piracema, diversos materiais como malhadeiras foram apreendidos; mais 10 mil ovos de tracajás e tartarugas coletados; apreensão de pescado irregular, outros objetos, no decorrer das inúmeras abordagens realizadas.

Planejando 2018 A intenção para 2018 é ampliar e fortalecer a GMM em todas as suas atribuições, a exemplo das atuações do Grupamento de Proteção Ambiental; da Ronda Escolar; implantação de um teatro de fantoches, a fim de melhorar, ampliar e desenvolver melhores resultados nas palestras educativas voltadas à educação, visto que esses eventos foram interrompidos por falta de estrutura e logística.

E também, fortalecer as atuações e estruturas do Canil e adquirir mais cães; investir no capital intelectual da corporação, por meio de treinamentos continuados; fortalecer as ações integradas e parcerias junto aos demais órgãos parceiros da GMM; melhorar a estrutura interna e operacional da Guarda Municipal.

E ainda, implantar um sistema de rádio- comunicação; criar o Grupamento Maria da Penha; adquirir novas viaturas e equipamentos; capacitar e aperfeiçoar a corporação para uso de Arma de Fogo.

ACESSIBILIDADE
X