Segurança: II Encontro de Formação Regional Criminal organizado pelo MP é realizado na Câmara dos Vereadores
Vice-prefeito Luciano Dias parabeniza os organizadores do evento pela relevância do tema para Marabá e região
Com o objetivo de debater questões relacionadas ao combate à criminalidade, casos de homicídio, a atuação das organizações criminosas, aos crimes relacionados ao gênero e à própria investigação policial, ocorre, nesta quinta-feira, 14, na Câmara de Vereadores, o II Encontro de Formação Regional Criminal, realizado pelo Ministério Público do Estado. Sob o tema “Tribunal do Júri: Estratégias para a elaboração de um discurso acusatório eficiente”, o evento tem transmissão pelo canal do CEAF no Youtube.
A abertura do evento contou com a participação do advogado Luciano Dias, Vice-Prefeito de Marabá, que parabenizou os organizadores do encontro pela relevância e atualidade do tema e agradeceu pela escolha de Marabá para a realização dos debates.
“A gente louva essa iniciativa do Ministério Público, que aliás não é a primeira, trazendo para Marabá, um polo regional com essas discussões. Para Marabá convergem vários municípios, várias pessoas que buscam esse melhor entendimento dessas questões. E o Ministério Público mais uma vez promove essa capacitação, que certamente vai agregar muito conhecimento jurídico para os participantes”, enfatizou Dr. Luciano Dias.
O encontro é realizado pelo Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional de Políticas Criminais, Execução Penal e Controle Externo da Atividade Policial da Promotoria de Justiça de Marabá e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA.
“Esse evento é de fundamental importância para o Ministério Público e para a sociedade, claro, incluindo Marabá e região, porque o crime organizado não fica circunscrito a um local específico, ele se expande. Neste evento vamos discutir com os procuradores, com os advogados, com a comunidade em geral, como nós devemos nos equipar para combater esse mal para a sociedade”, declarou José Edvaldo Pereira Salles, diretor-geral do Centro de Estudos do Ministério Público.
A programação acontece durante todo o dia com cinco palestras e atraiu dezenas de advogados, promotores e estudantes de direito. O promotor de Justiça Raphael Nepomuceno, do Ministério Público do Ceará, foi convidado para debater sobre a Lei de Combate às Organizações Criminosas.
“O crime organizado é um fenômeno nacional. A gente não tem como dizer que o crime organizado no Ceará é um e no Pará é outro. As facções têm caráter nacional, inclusive internacional. As facções brasileiras já se expandiram internacionalmente. Então, as realidades são muito parecidas. O que a gente precisa é realmente se aproximar e conversar melhor para articular uma melhor forma de enfrentamento a essa questão”, ressaltou Raphael Nepomuceno, Promotor Público do MP/CE.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes