SEGURANÇA INSTITUCIONAL: DMTU LANÇA CAMPANHA MAIO AMARELO
A Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), lançou nesta quarta-feira, 3 de maio, o Movimento Maio Amarelo, objetivando chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito, que também inundam hospitais e clínicas, chegando a 90% de ocupação dos leitos de casas de saúde de Marabá.
Segundo Rogério Martins, coordenador de Educação para o Trânsito no DMTU, a partir da observação dos exitosos movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, voltados para o combate ao câncer de mama e de próstata, o Maio Amarelo irá estimular a promoção de atividades voltadas à conscientização do cidadão acerca de sua responsabilidade e avaliação de riscos de trânsito em seus deslocamentos diários.
Rogério ressalta que o maio amarelo, como o próprio nome diz, é um movimento, uma ação, não uma campanha. Tal ação, é simbolizada por um laço amarelo que pode ser utilizado pelo cidadão, entidade ou empresa em suas ações de conscientização, tanto no mês de maio quanto na medida do possível em qualquer época do ano.
No âmbito do DMTU, a metodologia de divulgação do movimento para atingir toda a sociedade consiste de ações educativas em órgãos públicos e privados, com distribuição de material alusivo ao movimento; visitas aos meios de comunicação; trabalho educativo nas escolas públicas e privadas; parcerias com o empresariado, dentre outros recursos disponíveis.
De acordo com José Edigley Ferreira, coordenador de Estatística no DNTU, em todo o mundo, os acidentes de trânsito ceifam a vida de 1,3 milhão de pessoas a cada ano, estando o Brasil em quarto lugar no ranking mundial.
Em Marabá, embora a frota de veículos venha aumentando (107 mil emplacados aqui), os índices de acidentes de trânsito vêm caindo de 2013 para cá, mas a intenção é diminuir cada vez mais esses números: Em 2013, foram registrados 411 acidentes de trânsito em Marabá, com saldo de 123 óbitos; em 2016, o município teve 248 acidentes, com 47 vítimas fatais. Nos quatro primeiros meses de 2016 foram registrados 70 acidentes de trânsito, contra 40 no mesmo período de 2017.
A principal causa de acidentes, de acordo com a estatística do DMTU, é de longe a falta de atenção (imprudência) do condutor, correspondendo a cerca de 60% e todas as causas. Os locais de maior ocorrência de acidentes são: Nova Marabá, 52%; Cidade Nova, 34%; e Marabá Pioneira com 11%. São Félix e Morada Nova, embora tenha menor número de acidentes, a maioria deles ocorre envolvendo moto e, consequentemente, com maior número de mortes.