Segurança: Mais de 300 agentes municipais garantem carnaval tranquilo em Marabá
Terminou o carnaval, agora é hora de fazer um balanço das cincos noites da festa de Momo em Marabá. A avaliação é de um evento com saldo totalmente positivo. Algo confirmado pelos representantes da Secretaria Municipal de Cultura, responsáveis pela organização do evento, e de órgãos integrados de segurança pública que se reuniram, nesta quinta-feira (07), no auditório do Gabinete da Prefeitura.
Segundo José Scherer, Secretário Municipal de Cultura, o número de brincantes superou as expectativas, lotando os espaços em todas as noites onde aconteciam a programação. “Apesar da chuva o carnaval foi um sucesso absoluto pelo retorno que a população nos deu nos comentários nas redes sociais. Vamos trabalhar juntos para fazer um carnaval melhor ainda para o próximo ano. A ideia da descentralização foi porque as pessoas queriam que fosse realizado no local onde elas moram. As atrações foram regionais e locais que não deixaram a desejar em nada para as grandes bandas e, além disso, é um incentivo para os nossos artistas. Sem falar no sucesso dos arrastões dos blocos nos bairros que, no total, reuniram mais de 100 mil foliões nas cinco noites de carnaval”, disse José Scherer.
Na avaliação de Jair Guimarães, Secretário Municipal de Segurança Institucional (SMSI), foi um carnaval de muita tranquilidade. Segundo ele, a parceria entre os órgãos de segurança foi o ponto de grande relevância para os poucos registros de ocorrência de acidentes, furtos, roubos e outros tipos de crimes durante a festa carnavalesca. Vale ressaltar que a SMSI disponibilizou um efetivo de mais de 300 agentes de trânsito, patrimoniais e Guarda Municipal.
“De forma geral fazemos uma avaliação positiva. Na questão do trânsito, nenhuma vítima fatal foi registrada, tivemos registro de um acidente com lesão grave. Foram registrados cinco acidentes apenas com danos materiais. Isso foi resultado desse trabalho com planejamento em conjunto com outros órgãos de segurança e também pela descentralização, uma iniciativa que deu certo, pois evitou que as pessoas transitassem de um bairro para outro”, avaliou.
O Tenente-Coronel Juniso Honorato, Comandante de Policiamento Regional, que abrange 16 municípios na região sudeste do Estado, informou que as operações realizadas durante o carnaval, em todos os municípios da área de atuação, mobilizaram mais de 200 militares, sendo feitas mais de cinco mil abordagens, sendo registrado apenas um homicídio na cidade de Parauapebas. “As operações realizadas em Marabá foram cobertas de êxito em todos os sentidos, foi registrado uma lesão corporal por garrafa no núcleo Cidade Nova, em Marabá, sem homicídios, e nós avaliamos como positiva as ações que foram realizadas no carnaval”, afirmou o comandante do CPR II.
O Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), atuou com 35 agentes por noite distribuídos nos locais de realização do evento. Os agentes ficaram responsáveis pelo isolamento das áreas de fluxo de pessoas. Os acidentes, com apenas danos materiais, foram registrados nos núcleos Nova Marabá e Cidade Nova. O coordenador interino do DMTU, Emanoel Souza, enfatizou que a campanha de conscientização, realizada uma semana antes do carnaval, surtiu o efeito desejado, já que não foi flagrado condutores dirigindo com sintomas de embriaguez. “Avaliamos que nossa participação foi essencial, principalmente na campanha educativa realizada uma semana antes do carnaval e a população compreendeu a mensagem e evitou utilizar veículos e uso de álcool”, disse.
O Superintendente da Polícia Civil no sudeste do Pará, o delegado Thiago Carneiro, considerou o carnaval como sendo um dos mais tranquilos dos últimos anos. “Constatamos que foi um carnaval tranquilo sem crimes graves e com poucos homicídios. Em todo o Estado do Pará foram registradas 49 mortes, no entanto, somente uma aqui na região que foi em Parauapebas. Nas apresentações tivemos situação corporal e ameaças, mas como é período carnavalesco foi dentro da normalidade. Só tenho que parabenizar os órgãos de segurança envolvidos nesta operação”, elogiou.
Ao todo foram constatados em Marabá, nove roubos qualificados, cinco casos de ameaças, cinco furtos simples, quatro casos envolvendo consumo de droga e cinco roubos simples. Também foram realizadas 28 denúncias via Disque Denúncia, um número bem menor comparadas as 79 registradas no período do carnaval em Marabá.
Texto: Victor Haôr