Segurança: Operação Covid zero resulta em notificações durante final de semana
Vários estabelecimentos foram orientados, outros notificados e alguns interditados.
No período de 23 a 25 de abril, equipes da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA), com apoio da Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), trabalharam no cumprimento de normas relativas à Covid-19, aqui também denominada Covid Zero, em todos as áreas urbanas, desde a Vila Murumuru (zona rural) aos bairros mais centralizados da cidade, visando orientar quanto ao uso de máscara, aglomerações e horário de funcionamento. Alguns estabelecimentos foram orientados, mas alguns notificados ou até mesmo interditados.
Dia 23
No turno da manhã foram visitados 25 estabelecimentos (Murumuru, São Félix e Nova Marabá), com sete orientações, já no turno da tarde, uma equipe visitou 15 estabelecimentos nos bairros Cidade Nova, Laranjeiras e Liberdade, e outra fiscalizou 37 estabelecimentos nos núcleos Nova Marabá e Marabá Pioneira, ambas sejam intercorrências. No turno da noite, até uma da manhã, também sem alteração, 28 locais visitados em Morada Nova, São Félix e Marabá Pioneira; uma segunda equipe noturna, partindo do 34º Batalhão de Polícia Militar, fez uma varredura no núcleo Cidade Nova, com apoio da PM, Guarda Municipal e DMTU. Um estabelecimento fechado e outro orientado quanto ao horário de funcionamento.
Ainda à noite, também encerrando na madrugada, um terceiro grupo esteve na Nova Marabá, fiscalizando jogos noturnos (quadras de futebol), todos encerrados; e algumas vendas de bebida e comida que funcionavam irregularmente, todos fechados.
Dia 24
No primeiro turno, a fiscalização começou pelo Núcleo Cidade Nova, com fechamento de escolinha de futebol e clubes esportivos para que evitassem aglomeração. Também, visitados alguns estabelecimentos comerciais, todos sem alteração. Outra equipe visitou 29 estabelecimentos na Marabá Pioneira e São Félix, em especial da área de lanches e restaurantes, resultando em duas notificações e oito orientações.
Ainda no período da manhã/início da tarde, um grupo fiscalizou a Nova Marabá/Cidade Jardim, direcionando mais para espaços esportivos e de alimentação. De 14 estabelecimentos visitados, dois foram orientados e oito notificados, por estarem em desacordo com as normas previstas no decreto.
No plantão noturno foram fiscalizados setores de bebidas e comidas no núcleo Cidade Nova (avenidas Antônio Vilhena, Paraíso, Boa Esperança, Frei Raimundo Lamberzart, Manaus, 2000 e Tocantins), num total de 32 estabelecimentos, com apenas duas orientações. Outra equipe esteve em Morada Nova, São Félix e Velha Marabá, onde 24 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais dois orientados e sete interditados. Também à noite, um grupo de fiscais, apoiado pelas forças de segurança, visitou 13 estabelecimentos da Nova Marabá, todos sem alteração.
Dia 25
No domingo de manhã 12 estabelecimentos fiscalizados na Nova Marabá, com destaque para supermercados, todos de conformidade com a legislação vigente. No mesmo horário, outra equipe esteve em visita ao núcleo Cidade Nova, onde outros 14 estabelecimentos foram fiscalizados, com interdição de dois.
Ainda no turno da manhã, visita à Orla Sebastião Miranda, na Marabá Pioneira e São Félix, com 36 pontos comerciais fiscalizados, sendo um deles notificado e quatro orientados quanto às medidas de segurança.
Na noite do dia 25, de noite, uma equipe fiscalizou 33 pontos comerciais na Nova Marabá, sem novidades; outro grupo esteve em mais 27 estabelecimentos no núcleo Cidade Nova, fazendo orientações, inclusive dispersão de aglomerado de pessoas que tomava bebida alcoólica em via pública, resultando na apreensão de uma pessoa.
Enquanto isso, o grupo que se deslocou, à noite, pela Velha Marabá, São Félix e Morada Nova, fez somente duas orientações para ajustamento às normas, seguindo outros mais de 20 estabelecimentos visitados sem alteração.
Texto: João Batista
Foto: Divulgação