Segurança: Operação Veraneio fiscaliza e orienta estabelecimentos
No primeiro final de semana de julho (03 e 04), as equipes dos órgãos de segurança, que compõem a Operação Veraneio 2021, atuaram diuturnamente para fazer valer os decretos estadual e municipal de combate à pandemia da Covid-19 e garantir a segurança dos veranistas.
Entre sexta (02) e domingo (04), a Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) realizou ações de fiscalização em estabelecimentos em todos os núcleos da cidade. Durante o final de semana 92 estabelecimentos foram vistoriados, desses, cinco notificados e seis interditados, outros 28 receberam orientações quanto aos decretos. Na Praia do Tucunaré, as barracas também foram orientadas.
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Marabá (GMM) apoiou a Secretaria de Meio Ambiente no atendimento às denúncias de poluição sonora, tendo sido apreendida uma caixa de som amplificada. Também foram realizadas abordagens em vias públicas a fim de dispersar aglomerações.
No sábado, a GMM atuou na fiscalização do embarque na orla da cidade, entre 8h e 20h. No sábado e no domingo foram realizadas blitz em alguns pontos da cidade, em apoio ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e em conjunto com os demais órgãos de segurança.
A GMM seguiu com as rondas diárias em praças e vias públicas da cidade como Rodoviária do KM6, Feiras da Laranjeiras, da Folha 28, Feira do Pôr do Sol e Avenida Paraíso, no bairro da Liberdade.
Com 18 agentes, o Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) atuou diretamente na fiscalização do embarque e desembarque de passageiros na Praia do Tucunaré, ajudando na manutenção da ordem e em apoio aos demais órgãos de segurança. O Grupamento de Apoio Operacional (GAO) prestou apoio na segurança dos Hospitais Municipal e Materno Infantil.
Os órgão de segurança que compõem a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) também deram apoio às operações da Polícia Militar no cumprimento dos decretos de combate à pandemia e protocolos de prevenção à Covid-19. Foram realizadas 68 abordagens, com 40 autos de infração e seis estabelecimentos fiscalizados.
Segundo o secretário de Segurança Institucional Jair Guimarães, uma das principais infrações foi cometida por estabelecimentos que têm autorização para funcionar como restaurante, porém clandestinamente atuavam como bares, além das aglomerações.
“Nós estamos fazendo o nosso trabalho com as forças de segurança pública em integração. Estamos com viaturas, agentes trabalhando diuturnamente a fim de garantir a segurança do cidadão de marabá”, ressalta o secretário, que reforça o pedido para que as pessoas possam colaborar para evitar aglomeração e consumo de bebida em horários inapropriados.
Temos muito trabalho pela frente e queremos contar com todos. A segurança pública depende das pessoas, que elas se conscientizem do seu papel como cidadão e para que esse veraneio seja um sucesso e todo mundo possa brincar e se divertir. Se todo mundo fizer a sua parte vai dar tudo certo”, reitera Jair Guimarães.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação