SEGURANÇA: ÓRGÃOS AVALIAM AÇÕES NO PERÍODO DE CARNAVAL
Na manhã da última sexta-feira, 16, nas dependências do Comando da Polícia Militar, os órgãos de Segurança (PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, secretarias municipais de Segurança Institucional, Indústria e Comércio, Cultura e Meio Ambiente) reuniram-se para uma avaliação das ações inerentes a cada setor, visando melhorias em futuros eventos de grande porte.
No geral, a organização do carnaval deste ano foi considerada muito boa, até ultrapassando as expectativas, a exemplo da ocorrência de poucos homicídios e todos fora do carnaval, segundo números da Polícia Militar. A Polícia Civil também fez uma avaliação muito positiva.
Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional disse ter disponibilizado agentes da Guarda Municipal, Dmtu e Segurança Patrimonial em todos os pontos onde foi montado palco do carnaval, cuja presença desse pessoal resultou em prevenção a possíveis tumultos.
Ricardo Pugliese, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, acredita que 140 mil foliões e brincantes estiveram nas festividades deste carnaval. “Temos de capitalizar esforços para manter o marabaense no carnaval local”, visando a melhora da economia do município.
Por sua vez, Genival Crescêncio, coordenador da Secult, lembrou que apesar do curto espaço de tempo para a organização do carnaval, a programação trouxe resultado positivo, possibilitando à Prefeitura de Marabá ir resgatando o espaço perdido.
A presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), segundo o diretor Carlos Lacerda Júnior, foi a advertência quanto à poluição sonora, o que resultou na apreensão de alguns veículos e caixa acústica, por desrespeito à lei do silêncio.