SEGURANÇA: ÓRGÃOS DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR UM VERANEIO SEGURO
A “Operação Veraneio 2018” inicia no próximo final de semana e a Prefeitura de Marabá está dando total apoio disponibilizando quatro órgãos (DMTU, Guarda Municipal, Semma e os Agentes Patrimoniais) para atuarem de forma integrada junto à Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros e o Disque-Denúncia.
A reunião dos órgãos de segurança em Marabá, ocorreu na tarde desta quarta-feira, (04), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo foi traçar estratégias para garantir ao máximo a segurança dos veranistas durante o período das férias, onde o fluxo de pessoas é maior nos pontos turísticos, principalmente, na Praia do Tucunaré e na Orla do Rio Tocantins.
Segundo Jocenilson Silva, diretor do DMTU, os agentes irão atuar na fiscalização de trânsito na Orla e nas entradas e saídas da Velha Marabá.
“Não será tolerado de forma alguma bebida ao volante, é uma infração gravíssima! É um crime. É uma multa de R$ 2.934,00 dar suspensão e cassação da CNH por doze meses”, alerta o diretor do DMTU.
Já a missão da Guarda Municipal, será a de dar apoio aos órgãos de segurança na manutenção da ordem. Haverá rondas a pé na praia, bem como nas viaturas e motocicletas pela cidade. A cobertura da GMM deve acontecer em todos os eventos alusivos ao veraneio tanto na Orla quanto nas praias do tucunaré (julho) e geladinho (em agosto), informou Inspetor Barreto.
Por outro lado, a Semma vai agir na Educação Ambiental nos balneários. “Vai ter uma equipe de Educação Ambiental na praia instruindo os veranistas a não sujar, não poluir o rio” disse Paulo Chaves, coordenador da fiscalização. Ainda de acordo com ele, a Semma também irá atenta para coibir a Poluição Sonora.
O Major Adilson Aquino, do Departamento Geral da Policia Militar, enfatiza que todos os finais de semana serão montados postos na Orla e na Praia do Tucunaré, que funcionarão como base de apoio para o trabalho das polícias e dos Bombeiros. Ele acrescenta ainda que os soldados recém-formados serão empregados na operação para aumentar o efetivo.