Segurança: Praias e balneários retornam com forte esquema de fiscalização

Antes de embarcar as equipes realizam a verificação para impedir a travessia de bebidas alcoólicas. Também conferem o uso de máscaras, posse de álcool em gel e o distanciamento social durante a travessia e na praia.

Sob um forte esquema de fiscalização a Praia do Tucunaré foi liberada esse domingo (12) oficialmente para banho, respeitando todas as exigências contidas no decreto nº 69. A volta do funcionamento desse cartão postal de Marabá foi marcada por um extensivo esquema de fiscalização conjunta dos órgãos de fiscalização e segurança do município, como Departamento de Vigilância Sanitária (Divisa), Departamento Municipal de Segurança Pública (DMSP), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Trânsito (DMTU).

Órgãos do Estado como a Polícia Militar (PM) e Departamento de Transito do Pará (Detran) também deram apoio às operações. Para embarcar nos barcos que fazem a travessia da Orla de Marabá para a Praia todos os coolers, isopores e sacolas eram verificados pelos agentes para impedir a travessia de bebidas alcoólicas. O uso de máscaras, posse de álcool em gel e o distanciamento social durante a travessia e na praia, foram outras medidas averiguadas.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Daniel Soares, explica que o órgão mobilizou todo seu contingente para garantir que as normas sejam cumpridas, e para tirar dúvidas tanto dos banhistas, quanto de comerciantes e barqueiros. “Nesse primeiro momento estamos buscando tirar dúvidas e contando com a compreensão da população, para então começarmos aplicar as multas e sanções. A recomendação ainda é que as pessoas fiquem em casa o máximo que puderem, o vírus ainda circula por nossa cidade”, completa.

Cerca de 50 agentes do DMSP estão dispostos nos pontos de embarque

O DMSP esteve com 46 agentes distribuídos em todos os pontos de embarque e desembarque da orla, além de uma equipe na praia. “Hoje é o primeiro dia do veraneio de acordo com decreto nº 69/2020Estamos aqui com todos os órgãos de segurança integrados com proposito de garantir a segurança da nossa sociedade e fiscalização das medidas de enfrentamento em relação a pandemia da Covid19”, comenta coordenador adjunto do DMSP, Robson Souza.

A GMM esteve com três equipes, uma na Orla de Marabá, uma na praia e uma fazendo ronda por toda a Velha Marabá. “Assim como os outros órgãos, viemos dar esse apoio a abertura da praia hoje, sobretudo para os agentes da vigilância sanitária para garantir que tudo ocorra bem”, comenta o Inspetor Leão.

GMM faz rondas por toda a Velha Marabá

O ambulante Tiago dos Santos, 37 anos, comemorou a liberação. “É uma boa notícia para a gente e para economia da cidade. Estamos dentro do possível nos protegendo e protegendo nossos clientes, fazemos uso de higienização, das máscaras”, reforça. A estudante, Heloisa Ribeiro Coelho, 12 anos, foi com a mãe e o irmão curtir a praia. “Ficamos felizes coma reabertura, por que as pessoas de Marabá precisam de lazer e usando máscara e se cuidando que é muito importante pra sociedade”, comenta.

O panificador, José Ribamar Pacheco da Silva, comenta eu se sentiu seguro a ir a praia com a família devido as medidas de segurança. “Acho muito importante usar a máscara, vim com minha família, passar um domingo. Dá pra se divertir sem bebida alcoólica e em segurança espero que seja um bom verão”, comenta.

Trânsito

As ruas nos arredores da Orla de Marabá foram todas fechadas, não ficando permitido o trânsito de veículos. “Na orla só está permitido, Por isso recomendamos a população que venha de moto taxi ou transporte públicp, pois não é permitido transitar pela orla. Temos várias equipes espalhadas não só pela Velha Marabá como por todos núcleos da cidade. Incluindo Morada Nova e São Félix”, comenta o agente Ademar Dias do DMTU.

Na entrada da Velha Marabá DMTU e Detran realizaram também uma ação de conscientização com os motoristas, entregando folders e jogos de tabuleiro educativos. “É uma ação de caráter educativo. Orientando sobretudo a situação do veraneio, bebidas, direção e sobre a lei municipal que rege sobre o número de pessoas para ajuntamento. Já alertamos sobre a proibição de acampar e de consumir bebidas na praia”, explica Rogério Mathias, Coordenador do Departamento de Educação no Trânsito do DMTU.

Agente Ademar Dias

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sérgio Barros

Acessibilidade