Segurança: SMSI define ações de cumprimento do Decreto 26/2020

Na manhã desta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) promoveu reunião integrada com Polícia Militar, Polícia Civil, Gabinete do Prefeito, Procuradoria Geral do Município, Postura, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal de Marabá e Departamento Municipal de trânsito e Transporte Urbano, no sentido de planejar ações de cumprimento do Decreto Municipal 26/2020, publicado ontem, dia 23 de março, cujas medidas visam à prevenção da Covid-19.

Segundo Jair Barata Guimarães, titular da SMSI, o decreto em questão determina o fechamento parcial do comércio de Marabá por 15 dias, a partir de hoje (24). A maioria, cerca de 80%, está fechada, mas ainda há comerciantes que insistem em manter seus estabelecimentos abertos. Por isso, foi aprovada na reunião a proposta de fazer a notificação desses locais, levando o decreto para que tomem conhecimento e fechem as portas.

Atenção para os estabelecimentos cujo funcionamento resultam em aglomeração de pessoas, como cinemas, teatros, boates, danceterias, casas de festas e eventos, shopping center, comércio de modo geral, feiras e exposições e outros constantes no Art. 1º do decreto em questão.

Ao final da reunião, uma equipe mista já iniciou visita a esses locais que ainda estão abertos a fazer a notificação e, em caso de descumprimento, tomar medidas mais severas, como fechamento por tempo indeterminado, cassação de alvará e multa.

“Estamos aqui para que os decretos municipal, estadual e federal sejam cumpridos. Por isso as forças estão integradas em prol de Marabá, para que a gente possa conter rapidamente esse vírus e aquele pico previsto, lá para o mês de junho, não aconteça”, observou Jair Guimarães, complementando que a população fique em casa, mantenha os hábitos de higiene recomendados, para que vençamos o inimigo comum.

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação

Acessibilidade