SEMED: Seis modalidades de Marabá se destacam em Belém e vão aos jogos nacionais

Uma delegação com 55 adolescentes estudantes de Marabá esteve em Belém no último final de semana e voltou com a mochila mais pesada, com tantas premiações recebidas durante a 61ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses (Jep’s), organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e contou o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

A delegação marabaense, segundo a coordenadora do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Cinthya Tenório, foi a Belém com apoio da Prefeitura e os resultados foram bastante expressivos para os participantes nas modalidades natação, xadrez, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e badminton.

Ela destacou a importância do trabalho dos professores de Educação Física, que prepararam seus alunos para participação na competição estadual nas seis modalidades. A equipe da Escola Acy Barros, com o professor Paulo Alencar, obteve a maior quantidade de premiações em atletismo e natação. “O primeiro e segundo colocados foram classificados automaticamente para a fase nacional dos Jogos Estudantis”, explica a educadora.

A modalidade atletismo foi realizada no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. As provas dessa competição foram salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, arremesso de dardo e provas de pista. “Tivemos disputas acirradas e uma boa participação das escolas. O objetivo maior é promover uma grande confraternização”, ressaltou Cinthya.

A Escola Acy Barros conquistou nove medalhas de ouro nos JEPS, por meio dos alunos Flávio Cielo Alencar (Masc 12-14) no salto em distância; Ricardo Maciel Gomes (Masc 15-17) no arremesso de peso; Ricardo Maciel Gomes (Masc 15-17), também com arremesso de peso; Gustavo Carvalho Amorim (Masc 15-17), no salto em distância; Islainy Mendes Rodrigues (Fem 15-17), no salto em distância; e no revezamento medley (feminino 15-17 anos), Islainy Mendes Rodrigues foi mais uma vez ao pódio com as colegas Francisca Alice Freire, Camila Santiago Santos e Kaiane Brito da Costa, todas na categoria 15 a 17 anos.

Ainda no atletismo, Milena Costa, da Escola Geraldo Veloso, foi campeã nos 200m e vice nos 100m rasos. Daniel Vieira, da mesma escola, foi vice-campeão nos 200m.

No vôlei de praia, a Acy Barros foi destaque mais uma vez com as alunas Mikaelly Nathalle Costa e Adriane Mikaely Coelho, que ganharam medalha de prata.

Estudante do 7º ano da Escola Cristo Rei, a aluna Yasmin Lima Medeiros, de 12 anos, foi destaque no xadrez, alcançando medalha de ouro na categoria A (sub-14 anos). A diretora da escola, Gleide Hartuique, revela que a menina estuda há dois anos na Cristo Rei e apaixonou-se por xadrez e ordem unida. “Ela é aplicada, muito responsável e tira notas muito boas em todas as disciplinas e bimestres e sonha ser médica, mas continuar praticando xadrez”, comemora a diretora.

A natação trouxe para Marabá sete medalhas de prata, com estudantes de três escolas: Pelo Acy Barros, Vinicius Pereira nos 50m Livre (Masc 12-14); Pela escola Anísio Teixeira, o revezamento 4×50 Livre se destacou com os alunos Fernando Ferreira Miranda, Luís Filipe Moreira Diniz Miranda, Pedro Guilherme Barros e Alesson Garcia Sobral. O Colégio A+ Ensino também trouxe medalhas de prata com a atleta Beatriz Gomes da Silva (Fem 15-17) nos 50m Livre e 50m Costas.

Ana Vitória Vale ficou em 3°lugar no salto em distância e 3° na prova de 3000 metros. Gleison Kleber Martins ficou em 2° no salto. Gerson Alves conquistou 3°lugar no salto em distância e 1° lugar no dardo.

Welton Gil Barbosa foi o 3° colocado nos 250 metros e 2° nos 1000 metros. Gabriel Barros foi campeão no levantamento de peso e 2° no lançamento de dardo.

Gabriel Barros Almeida, da Escola São Félix, foi campeão no peso. Pela Escola Ruan Pablo (na Vila Sororó) Edvaldo Garcia (categoria 12-14) levou o ouro nos 250 metros rasos (atletismo).

Houve ainda representação do badminton com as escolas João Anastácio de Queiroz e Globo, que embora não tenham se classificado, tiveram uma boa participação nos JEP’S.

Robson, do Colégio Claretiano, foi o segundo colocado no tênis de mesa, Categoria A. João Vitor Nepomuceno foi o terceiro colocado no tênis de mesa representando o Colégio Geraldo Veloso.

A delegação marabaense contou com a participação dos seguintes profissionais: Cinthya Tenório (chefe da delegação); Joecy Marques Coutinho (dirigente); técnicos: Paulo Alencar, Welina Meireles (atletismo), Alzete Paz (atletismo), Thiago Rodrigues (natação), André Magalhães (vôlei de praia) Gileno (xadrez), Djonatan Costa (tênis de mesa) e Paulo Brito (badminton).

Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Divulgação

ACESSIBILIDADE
X