Semad: Gestão eficiente da equipe garante bons resultados

(11 de fevereiro de 2021)

A Prefeitura de Marabá conta hoje com cerca de 10 mil servidores, entre contratados, nomeados e concursados. Independente de qual função atuem, limpeza, segurança, saúde, educação, todos eles estão vinculados a Secretaria Municipal de Administração. Deste total, cerca de 8 mil são concursados, apenas em 2020 a Semad convocou mais de 1900 servidores.

O secretário de administração de Marabá, José Nilton Medeiros ressalta que “A Semad é o coração da gestão. Tudo passa por aqui. Embora haja um RH nas secretarias de Educação, Saúde, tudo está registrado no nosso RH, jamais outra secretaria pode dar um encaminhamento pro INSS, Ipasemar, tem que sair daqui”.

A Secretaria conta hoje com cerca de 100 profissionais que atuam no controle de pessoal, folha de pagamento, encaminhamento de aposentadoria, licença, processos administrativos e licitações.

Ele explica que a Semad atua como Unidade Gestora de outros 11 órgãos. “São as secretarias que não tem ordenador de despesa, como Sicom, Secult, Seagri, Semel, Secom, Segfaz, além do gabinete, procuradoria, controladoria”, comenta.

O trabalho da secretaria é dividido em vários departamentos, como arquivo público, setor de compras e almoxarifado. Há também quatro comissões que são separadas, sendo duas de licitação, uma de processo administrativo e uma de avaliação de estágio probatório. O núcleo da secretaria, onde é feito o atendimento ao público, está localizado na Avenida VP-8, Folha 26.

Ao fazer um balanço das atividades realizadas ao longo dos últimos quatro anos, Nilton ressalta o bom planejamento que propicia não ter problemas com órgãos de fiscalização e os salários sempre em dia. “Nesses quatro anos buscamos realizar um trabalho bem elaborado, não tivemos problemas com Tribunal de Contas, Ministério Público. Eles solicitam as informações e os atualizamos o mais rapidamente possível. O pagamento também tem sido feito sempre em dia, 13º sempre uma parcela no meio do ano. Tudo bem planejado”, reitera.

Consigfacil,  ações do Procon, da Defesa Civil, do Sine, todas também estão ligadas à Semad. “A parte de apoio dos materiais, manutenção de equipamentos, apoio logístico tudo passa por aqui. É um trabalho realizado por nós”, conclui.

Texto: Osvaldo Henriques