Semana da Pátria: Desfile em São Félix inicia comemorações da Independência em Marabá
Na manhã desta sexta-feira, 2, na Avenida Magalhães Barata, localizada no Residencial Novo Progresso, ocorreu o desfile em alusão à Independência do Brasil dando início às atividades da Semana da Pátria. Pela primeira vez o evento foi realizado na área do Residencial.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, esteve presente no desfile e resumiu bem o sentimento a respeito dessa volta das comemorações pela Independência do Brasil no município.
“Havia e ainda há uma ansiedade muito grande em todos nós para esse desfile de 7 de setembro tanto aqui na zona urbana como em várias vilas da zona rural, para que a gente possa novamente reviver esse momento que é tão fundamental na vida do estudante, na vida da população, que é o desfile de 7 de setembro. É um ato cívico, um ato simbólico, liberdade, democracia.”, observa o vice-prefeito.
Antes das 7 horas, as pessoas começavam a chegar, tanto para assistir quanto para acompanhar as crianças e adolescentes que iriam desfilar.
Uma dessas pessoas foi a dona de casa Lúcia de Souza, que levou sua filha Maria Luísa, 5 anos, para desfilar pelo Núcleo de Ensino Infantil Álvaro José. A pequena Maria Luísa estava fantasiada de Emília, personagens do clássico Sítio do Pica-Pau Amarelo.
“É o primeiro desfile dela esse ano. Esse momento é de alegria, de amor, estamos hoje unidos com todos eles, cada um representando um tema. Foi minha irmã quem fez a fantasia e a Maria Luísa gostou desse tema”, ressalta a dona de casa.
Quem também chegou cedo foi Luciana Alves, que trabalha como garçonete. Ela foi acompanhar os filhos e outros parentes que foram se apresentar no desfile.
Ao falar sobre a preparação para o evento cívico ressalta suas impressões sobre a organização no local.
“É a primeira vez aqui no São Félix e eu estou impressionada com a organização. Foi muito gratificante passar essa semana todinha correndo atrás de fantasia para eles. É a primeira vez deles no desfile, aí eles estão muito ansiosos quase não dormiram ontem esperando”, pontua Luciana Alves.
O tema dos desfiles desse ano escolhido pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) foi “Eu vejo a vida melhor no futuro”, verso do clássico dos anos 80, Tempos Modernos, do cantor Lulu Santos.
Apresentaram-se 14 escolas, dois Núcleos de Educação Infantil, uma escola particular, dos Núcleos São Félix e Morada Nova, Exército Brasileiro, Guarda Municipal e as bandas de fanfarra da Fundação Casa da Cultura, Estação Conhecimento e Colégio Militar Rio Tocantins, que deram o tom musical do desfile.
Ana Clara Nascimento tem 15 anos e há seis atua na banda da Estação Conhecimento. Ela toca saxofone e compartilha que estava ansiosa para se apresentar no desfile mesmo sendo sua terceira vez.
“É uma maravilha. A gente estava com tanta ansiedade para apresentar. Eu mesma estava com tanta ansiedade sempre querendo tocar porque eu amo tocar. Nessa pandemia, a gente ficou bastante tempo sem tocar e veio o desespero, veio a tristeza porque é uma maravilha estar nesse 7 de setembro comemorando a Independência do Brasil. É incrivelmente bom porque eu sou totalmente apaixonada pela música. E tocar pela multidão, tocar para as pessoas é uma maravilha”, ressalta a musicista.
Ao longo do desfile, as escolas apresentaram outros versos da música e se mostraram afinadas com temas importantes da atualidade como sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente, estilo de vida saudável, respeito aos povos originários, energias renováveis e as novas tecnologias de informação e comunicação.
Outra temática importante que se destacou no desfile foi a homenagem e respeito a diversas profissões. Foi possível ver crianças e adolescentes vestidos dos mais variados tipos de trabalho: médico, gari, policial e bombeiro, por exemplo.
A dona de casa Roberta Moura foi acompanhar o desfile da filha e gostou das homenagens feitas às profissões pelos estudantes.
“A exemplo da escola onde minha filha estuda eles vieram homenagear as profissões. De tudo um pouco. Enfermagem, médico, taxista. Vale a pena mesmo essa homenagem porque cada profissão é muito importante. Cada um tem a sua função, cada um tem a sua importância para a sociedade”, ressalta a dona de casa.
Além disso, em alguns momentos os estudantes seguraram placas contendo frases de escritores como Paulo Freire e Augusto Cury e homenagens a grandes nomes de autores brasileiros como Cecília Meireles.
Em outros momentos, os estudantes exibiram cartazes com frases de efeito a respeito da importância da educação e do cuidado com o planeta, morada de todos.
Sobre o tema dos desfiles deste ano, o Diretor Geral de Educação da Semed, Fábio Rogério, explica qual foi o intuito da secretaria.
“Objetiva levar os jovens, as pessoas que nos assistem a serem inspirados por projetos de vida pensados pelas escolas que podem levar as crianças a terem uma vida melhor no futuro”, explica o diretor.
Para o desfile, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) disponibilizou agentes das três forças que a compõem para o esquema de segurança e mudanças no trânsito do local onde ocorreu o desfile. O titular da secretaria, Jair Guimarães, fala sobre a participação da pasta do evento.
“Nós fizemos várias reuniões preparando esse momento. Hoje nós somos por volta de 60 agentes públicos das três forças de segurança de Marabá. O DMTU está aqui, a Guarda Municipal e o DMSP. No dia 7 nós estaremos com mais de 100 agentes”, pontua o secretário.
Após as escolas, o desfile foi finalizado com a apresentação do Exército Brasileiro e da Guarda Municipal de Marabá.
Com o encerramento do evento, a titular da Semed, Marilza Leite, fez o balanço desse pontapé das comemorações pelos 200 anos de Independência do Brasil.
“Totalmente positivo, maravilhoso. Estão de parabéns todos os envolvidos, as escolas, os gestores, a equipe da Semed, todas as entidades que participaram. Um espetáculo maravilhoso que São Félix mereceu com certeza. Um evento que está acontecendo simultaneamente também no campo e não por isso menos belo do que foi apresentado aqui. É um desfile que convida todos à esperança”, avalia.
Sobre os diversos temas apresentados pelos alunos ao longo do desfile, a secretária ressalta que é resultado de tudo o que é trabalhado em sala de aula.
“Isso está sendo trabalhado nas escolas e hoje aqui é o desfile do que se pratica nas escolas, é fruto do que se aprende, do que se trabalha”, finaliza.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento e Paulo Sérgio