SMS: Prefeitura e Movimento LGBTQIA+ promovem ação de saúde na Semana da Diversidade
Neste sábado (24), no campus 1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o Movimento LGBTQIA+ e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento ExtraMuro, Coordenação de Programas Especiais e SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento), promoveram uma ação de saúde com vários serviços.
“Essa ação contempla vacinação contra a Covid e Influenza, testes rápidos, atendimento médico, temos atendimento médico, dois médicos disponíveis, atendimento com psicólogos, estamos fazendo dispensação de medicação e coleta de PCCU”, como enumera Felipe Araújo, coordenador de Programas Especiais da SMS.
Entre as pessoas que participaram da ação está a agente de serviços gerais Sergiane Cordeiro, que garantiu consulta médica, aferição da glicemia, testes rápidos e coleta de PCCU. “A ação é muito boa, por que nem sempre a gente tem tempo nos postinhos. Aqui está sendo tudo super rápido”, revelou.
A ação faz parte das atividades da Semana da Diversidade conforme explica o coordenador do movimento, Igo Silva. “O objetivo é humanizar os atendimentos de saúde em Marabá para essa população LGBT do nosso município. A gente fez essa articulação com a coordenação de Programas Especiais e a Coordenação Extra Muro para ter essa ação hoje aqui na universidade, que faz parte da programação da Semana da Diversidade com o intuito de promover a cidade do respeito, não só no direito à saúde, mas no direito de viver, de existir, sem que a gente seja agredido, vilipendiado nas ruas do município”, esclarece Igo, destacando que a programação do movimento envolve também uma festa beneficente e a 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Marabá.
“Na manhã do sábado, o mutirão de saúde e direitos humanos, logo mais a noite, neste sábado, vamos ter a noite filantrópica Boka Xica, na Acrobe, onde a entrada são duas latas de leite ninho que serão doadas ao CTA para distribuição junto às pessoas que fazem acompanhamento no centro e no domingo (25), a partir das 16 horas, temos a 12ª Parada LGBT de Marabá, que vai acontecer no mesmo dia da parada de Belém, por uma cidade do respeito, um estado do respeito, um país do respeito”, pontua Igo.
Confira outras fotos:
Texto: Kélia Santos
Fotos: Paulo Sérgio e Divulgação SMS