Semana do Meio Ambiente: Semma garante remanejamento de Castanheira
Uma grande mobilização de técnicos, engenheiros ambientais e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente foi feita para garantir que uma castanheira fosse replantada em outra área, na manhã desta segunda-feira (6). A iniciativa faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Marabá (Semma). A árvore foi retirada de um terreno na Folha 33, Nova Marabá, e replantada na rotatória de acesso aos três núcleos urbanos do município.
A ação contou ainda com apoio da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) que dispôs de servidores e máquinas para a retirada e transporte da árvore. A castanheira estava em um terreno onde a proprietária mantém uma obra de construção de moradia, havendo necessidade da retirada da planta.
“A árvore não foi plantada, pois aqui era um barracão de venda de castanha e o antigo dono secava as castanhas aqui na calçada e de um tempo pra cá surgiu essa árvore. Eu sabia que a castanheira está em extinção, então fui na Semma para remover a árvore”, informou Maria Célia Damasceno, proprietária do terreno.
O trabalho para o remanejamento da árvore começaram nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, sendo necessário muito cuidado para evitar a quebra de galhos, pois a árvore, de acordo com a proprietária, tem aproximadamente 5 anos de idade e 5 metros de altura.
A castanheira é árvore símbolo de Marabá devido ao grande impulso econômico que a castanha propiciou ao município nas décadas de 1920 a meados de 1980. O ciclo da castanha atraiu centenas de famílias para a região, promovendo avanços no processo de urbanização da cidade.
O médico Jorge Bichara, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), conhece bem essa história e acompanhou todo o processo de remanejamento da árvore. Para ele, o novo local em que a árvore vai ficar, na rotatória de acesso aos três núcleos da cidade, é um ponto estratégico e todas as pessoas também vão poder acompanhar o desenvolvimento da árvore.
“Para nós, ela é de um simbolismo muito grande e não é apenas uma castanheira qualquer, ela representa a união dos três núcleos, é um símbolo da cidade de Marabá. Toda a prefeitura se mobilizou para fazer o transporte da árvore, pois para a história de Marabá ela representa muita coisa”, disse Jorge Bichara.
O remanejamento da castanheira faz parte das ações em comemoração a Semana do Meio Ambiente promovido pela Semma. Para Janine Lage, diretora da Semma, a castanheira vai receber todo cuidado para o pleno desenvolvimento. “Há algum tempo, a proprietária solicitou a ação porque ela queria construir e, hoje, com o apoio do Comam, paisagismo, Sevop e outros, fizemos o transplante, pois é uma árvore protegida por lei e ela já tem de 4 a 5 anos e vai ficar em um ponto estratégico, já que representa muito para nossa história”, reitera.
Programação
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio