Semed: 360 kits de alimentação são entregues no NEI Tarsila do Amaral

O Núcleo de Educação Infantil Tarsila do Amaral, em Morada Nova, iniciou a entrega de 360 kits de alimentação escolar para os alunos, nesta quarta-feira (29), em função da situação de emergência decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A escola organizou a distribuição por turmas para evitar aglomeração.

Lenilde Rodrigues, diretora do NEI, explica que iniciou a entrega dos kits com as turmas do maternal e até esta quinta-feira (30) encerrará com as turmas do jardim II. Com a estratégia, a entrega ocorre sem tumulto. Vale ressaltar que durante a ação, a equipe faz o atendimento com o uso de máscaras e luvas, reforçando a importância da higienização no enfrentamento ao novo coronavírus.

“Separamos por turmas e turno, em dois dias. Graças a Deus os pais entenderam a mensagem. Informamos através de grupos de whatsApp, no mural da escola. As famílias estão muito felizes com os kits”, destaca.

diretora da creche chamda Lenilde Rodrigues
Lenilde Rodrigues, diretora do NEI

Ao todo, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai entregar 70 mil kits para os alunos da rede pública. O kit contem 10 itens, incluindo proteína, que é carne bovina moída.

A Semed montou um calendário de entrega contemplando primeiramente os Núcleos de Educação Infantil, na sequência serão as escolas do 1º ao 5º ano, depois do 6º ao 9º ano, posteriormente será o EJA e, por último, o Ensino Médio. As escolas são responsáveis pela organização da distribuição dos kits adotando as próprias estratégias de entrega.

Augusto Alves Filho, coordenador da Merenda Escolar, informou  que a entrega dos alimentos  já foi concluída nos NEI’s da Velha Marabá, São Félix e Morada Nova. “Esta semana iniciamos nas creches da Nova Marabá e até o fim da próxima semana vamos concluir também no núcleo Cidade Nova. Depois daremos sequência ao primeiro segmento, e assim por diante. Na zona rural só vamos iniciar quando concluirmos na zona urbana”, explica.

Repercussão em Morada Nova

Dona Gilzélia Araújo pegou hoje o kit do neto de 3 anos. Os produtos vão ajudar na alimentação da criança. “Muito bom, nessa pandemia que a gente tá, ajuda a gente. Essa ajuda que o governo deu pra gente é boa com certeza”, disse a domestica.

O Lucivaldo Santos é pai do João Wenzo, de 3 anos. Ele conta que o menino sente saudades da escola, mas entende que é preciso preservar a saúde de todos contra a covid-19. O kit vai ajudar em casa já que as vendas de pão do comerciante tiveram queda. “Num momento desse, com a crise que aí, essa é a melhor coisa que aconteceu. Vai beneficiar a família”, disse.

A fotógrafa Marlene da Silva, mãe da Damares de 3 anos, revela que por conta da pandemia o trabalho está escasso e os alimentos do kit vão contribuir com a nutrição da criança. “É uma ajuda, a gente está praticamente sem trabalhar, reduziu a procura” comenta

Veja outras fotos:

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

Acessibilidade