Semed: Projetos das escolas e trabalhos de alunos são apresentados na 4ª Mostra da Educação Municipal
Na manhã desta quinta-feira, 3, iniciou a 4ª Mostra da Educação Municipal com o tema “Saberes em Movimento: ciências, cultura e arte”. A programação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) e, neste primeiro dia, ocorreu no Carajás Centro de Convenções.
A mostra é um espaço onde as escolas municipais apresentam para o público os trabalhos e projetos produzidos no ambiente escolar durante o ano. O evento ficou dois anos sem ser realizado por causa da pandemia e, este ano, terá a participação de cerca de mil alunos da rede municipal de ensino.
Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor geral de ensino da Semed, ressalta que o evento garante maior interação entre a comunidade escolar e o público. “O objetivo é integrar o movimento de estudantes das escolas de vários bairros da cidade para apresentar um recorte do que as escolas públicas têm produzido ao longo do ano de 2022. São trabalhos de várias categorias, teatro, dança, coral, são várias manifestações artísticas, pintura, autorretrato, que serão apresentadas e produzidas nesses três dias”, explica o diretor.
Uma das escolas participantes é a Martinho Motta, da Folha 27, Nova Marabá. Ao longo do ano, a escola teve projetos internos que resultaram em diversos trabalhos e manifestações artísticas. Para a mostra, os alunos levaram uma apresentação de carimbó.
“Esse momento é muito importante; fazer com que nossos alunos venham vivenciar o público, os projetos realizados dentro da escola internamente, isso é de suma importância. Aqui a gente vai falar sobre as danças regionais, vamos apresentar o grupo falando sobre o folclore, sobre a cultura. A Secretaria Municipal de Educação de Marabá está de parabéns por esse momento. Nós sentimos muita falta. Então, é uma vitória para a gente poder trazer nossos alunos”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Denóbia Chaves
Uma das alunas que se apresentou foi Ana Beatriz Farinati, de 13 anos. Ela é do 7º ano da escola Martinho Motta, e sempre gostou de dançar. Ela compartilha o que estava sentindo antes de se apresentar.
“Eu estou meio nervosa porque faz um bom tempo que eu não me apresento. Amo dançar e danço desde pequena. Os ensaios foram bem legais, o professor ensina bastante. Teve uns errinhos, mas deu certo. É importante porque, às vezes, as pessoas não conhecem esse tipo de música e a gente pode mostrar para elas”, destaca a estudante.
A Secretária de Educação, Marilza Leite, vê na mostra uma oportunidade de intercâmbio entre as diferentes escolas da rede municipal. “Inicialmente, a importância é os alunos chegando, empoderados, felizes, essa integração. A gente permite que o aluno interaja com os alunos das outras escolas. A 4ª Mostra traz para o aluno a possibilidade de saber o que está acontecendo nas outras escolas. Isso traz para o aluno uma autoestima, ele se orgulha do que está fazendo, se orgulha da escola, e nós nos orgulhamos da rede pública municipal de Marabá”, revela.
A projeção é que cerca de 5 mil pessoas possam participar da mostra que segue na sexta-feira, 4, e no sábado, 5, no Shopping Partage, das 10h às 18h.
Quem também esteve presente na abertura da mostra foi o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, que fez um convite especial para o público. “Esperávamos ansiosos por esse momento depois de dois anos de paralisação, retomando a mostra na sua quarta edição. As escolas todas empolgadas querendo mostrar aquilo que fazem de melhor intramuro. A participação das famílias, dos estudantes, coordenadores pedagógicos, orientadores, diretores, professores, toda a equipe da escola é fundamental para que isso seja um sucesso. Toda a comunidade está convidada para observar tudo o que as escolas públicas produzem e produzem de muito bom”, enfatiza o vice-prefeito.
Texto e fotos: Ronaldo Palheta